EM UM ANO QUE PROMETIA MUITO EM TERMOS DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA, TIVEMOS NO INDICE IBOVESPA, QUE MEDE A VARIAÇÃO MÉDIA DAS AÇÕES DO MERCADO BRASILEIRO, UMA DESVALORIZAÇÃO DE 18,11% NO ANO DE 2011.
COM A VIRADA DE HUMOR APÓS ABRIL DESTE ANO, DADO O AGRAVAMENTO DA CRISE EUROPÉIA, OS INVESTIDORES COMEÇARAM A MIGRAR SUAS POSIÇÕES PARA OS SETORES DEFENSIVOS, QUE PERFOMARAM POSITIVAMENTE NA MÉDIA DA VARIAÇÃO DE SEUS PAPÉIS.
ASSIM TERMINAMOS 2011 DESTACANDO O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA COMO O MAIS RENTÁVEL, COM +19,5% NA MÉDIA DAS VARIAÇÕES DOS SEUS PAPEIS, SEGUIDO PELO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES, QUE TEVE VALORIZAÇÃO MÉDIA INFERIOR, MAS MUITO ACIMA DOS DEMAIS, COM 13,2%, NA MÉDIA DA VARIAÇÃO DOS SEUS PAPÉIS.
OS OUTROS SETORES ECONÔMICOS RETRATARAM O PESSIMÍSMO DO CENÁRIO EXTERNO E COM UMA DESVALORIZAÇÃO SUBSTANCIAL DESTACAMOS O SETOR DE COMMODITIES, QUE TEVE A MAIOR QUEDA MÉDIA DE SUAS AÇÕES, PRÓXIMO DE -30,2%.
O SETOR DE CONSUMO, QUE COSTUMA SER TÁMBEM DEFENSIVO SENTIU A DESACELERAÇÃO DO MERCADO INTERNO APÓS AS MEDIDAS MACRO-PRUDÊNCIAIS ADOTADAS EM FEVEREIRO DESTE ANO, DESVALORIZANDO -3,44% NA MÉDIA DA VARIAÇÃO DE SUAS AÇÕES, SALVANDO-SE APENAS NO CAMPO POSITIVO, AS AÇÕES LIGADAS AO SEGMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS.
OS DEMAIS SETORES ACOMPANHARAM A DESVALORIZAÇÃO DO IBOVESPA, CONSTRUÇÃO -18,4%, SERVIÇOS -8,5% E O SETOR FINANCEIRO COM APENAS -0,03%, DESTACANDO VALORIZAÇÃO EXPRESSIVA APENAS PARA AS ADMINISTRADORAS DE CARTÃO DE CRÉDITO,
Good Comments. Many Thanks Alexandre. What do you think of the consumer and banking sectors for 2012?
ResponderExcluirTHANKS FOR THE COMMENT.
ResponderExcluirTO ANSWER YOUR QUESTION, I BELIEVE THAT THE BRAZILIAN CONSUMER SECTOR MUST BE THE MOST BENEFIT FROM GROWTH IN DOMESTIC INCOME IN THE FACE OF EXTERNAL EXPECTATIONS, OFFERS GOOD OPPORTUNITIES.
DUTY TO FIND THE SECTOR BANK OPERATING EARNINGS INCREASE FUNDING FOR REDUCING THE RATE OF INTEREST BANK, THE INTERNAL DEBT OF FAMILIES STILL LOW COMPARED OTHER COUNTRIES HOWS.
AVAILABLE FOR MORE EXPLANATIONS !
THANKS YOU