OS PAÍSES DESENVOLVIDOS COMO OS E.U.A. E O BLOCO EUROPEU DEVEM DAR ALGUNS PASSSOS PARA TRÁS PARA VOLTAREM A CAMINHAR NA DIREÇÃO DO CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL.
O DESEMPREGO NA ZONA DO EURO, NO PATAMAR HISTÓRICO EM QUE SE ENCONTRA, DEVE PIORAR EM 2012 COM A DETERIORAÇÃO DOS FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA REGIÃO, LEVANDO ASSIM AS NAÇÕES DO BLOCO, BUSCAREM SE DEFENDER DESSE PERÍODO TURBULENTO DE APERTOS FISCAIS.
INEVITAVELMENTE A CRISE ATUAL VIVIDA PELA EUROPA, DE ORIGEM AMERICANA EM 2008, MOSTRARÁ A NECESSIDADE DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS UTILIZAREM O PROTECIONISMO COMO TENTATIVA DE EVITAR QUE SEUS MERCADOS NÃO ENTREM EM UMA POSSÍVEL DEPRESSÃO, POIS A EXPECTATIVA DE RECESSÃO JÁ PARECE SER FATO CONSUMADO POR ANALISTAS E ECONOMISTAS, EM 2012.
CASO O MUNDO UTILIZE-SE DA RECEITA ALEMÃ DE APERTO FISCAL PARA GERAR SUPERÁVIT COMERCIAL, AINDA ASSIM SERIA NECESSÁRIO QUE OS PAÍSES DIANTE DESTE MOMENTO DELICADO, COMECEM A EXPORTAR PARA "MARTE" OU OUTROS PLANETA, NA TENTATIVA DE TIRAR A EUROPA DESTA CRISE NO CURTO PRAZO O QUE LEVARIA A TODOS, AO CAMINHO INEVITÁVEL DO PROTECIONISMO.
SOMENTE COM AS MEDIDAS GRADUAIS E AÇÕES COORDENADAS DE FORMA MAIS PONTUAL PODEREMOS PASSAR PELOS PERÍODOS RECESSIVOS DOS CICLOS ECONÔMICOS, SABENDO QUE MUITOS OUTROS AINDA VIRÃO E DEVEREMOS NOS PREPARAR PARA ENFRENTÁ-LOS COM MUITA DETERMINAÇÃO E PACIÊNCIA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário