AS DECLARAÇÕES DA CHANCELER ALEMÃ, ANGELA MERKEL NÃO SURTIRAM O EFEITO DESEJADO HOJE, POIS OS INVESTIDORES DERAM MOSTRAS QUE NÃO HÁ NO CURTO PRAZO SOLUÇÃO PARA ESTANCAR A CRISE NA REGIÃO, MESMO COM A APROVAÇÃO DA CÚPULA EUROPÉIA NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA E O POSICIONAMENTO DA ALEMNHA EM SE OPOR AO AUMENTO DO M.E.D.E. (MECANISMO EUROPEU DE ESTABILIDADE) .
A QUESTÃO PRINCIPAL NÃO É DAR SATISFAÇÃO AOS ESPECULADORES E SIM, PROPOR AÇÕES NO SENTIDO DE MANTER A SERENIDADE DOS MERCADOS, SEM PROVOCAR PÂNICO MOMENTÂNEO, POIS A DESVALORIZAÇÃO É INEVITÁVEL E GRADUAL, DIANTE DA EXPECTATIVA DE RECESSÃO PARA O BLOCO EUROPEU EM 2012.
COMO AS DECLARAÇÕES NÃO REFLETIRAM A CONFIANÇA DA CHANCELER ALEMÃ, ACABARAM POR SI SÓ PROVOCANDO QUEDAS GENERALIZADAS NOS PRINCIPAIS MERCADOS ACIONÁRIOS MUNDIAIS, JOGANDO O PRÓPRIO INDICE ALEMÃO, O DAX, PARA BAIXO E PROJETANDO AGORA UMA POSSÍVEL QUEDA PARA 5.400 PONTOS(-6,2%), NO CURTO PRAZO.
ASSIM DEVEMOS ESPERAR UM MOVIMENTO DE QUEDA NÃO SÓ OS INDICES EUROPEUS MAS COMO NO DOW JONES E EM TODOS OS DEMAIS MERCADOS DE ACIONÁRIOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário