O ÍNDICE DE MERCADO QUE MEDE O COMPORTAMENTO DOS PAPÉIS DE SEGUNDA LINHA MOSTRA CERTA DIVERGÊNCIA EM RELAÇÃO AO INDICE IBOVESPA, COMO PODE SER VISTO NO GRÁFICO ABAIXO.
ESSE MOVIMENTO DIVERGÊNTE RETRATA QUE A FORTE CONCENTRAÇÃO DOS PAPÉIS MAIS LÍQUIDOS E COM MAIOR PESO NO IBOVESPA NÃO ESTÁ SENDO ACOMPANHADO PELO DEMAIS PAPÉIS DA BOLSA, FICANDO ESTES EM SEGUNDO PLANO E SEM GRANDE DEMANDA NOS MOVIMENTOS VOLÁTEIS DE CURTO PRAZO.
PARA ASEGURAR UMA TRAJETÓRIA FIRME É NECESSÁRIO QUE A MAIOR PARTE DAS EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA MANTENHA UM COMPORTAMENTO CONDIZENTE AO ÍNDICE, RETRATANDO ASSIM UMA EVOLUÇÃO DO MERCADO DE AÇÕES DE FORMA MAIS CONSISTÊNTE E CONFIÁVEL.
DIANTE DESTA DESCONFORMIDADE DEVEMOS FICAR ATENTOS AOS DOIS MOVIMENTOS PROVÁVEIS À FRENTE, O PRIMEIRO COMO A MELHORA DO MERCADO DE SEGUNDA LINHA EMBASANDO O NÍVEL DO IBOVESPA ATUAL, QUE SEGUNDO O CENÁRIO MACRO ECONÔMICO SERIA POUCO PROVÁVEL DIANTE DA EXPECTATIVA DE DESACELERAÇÃO ECONÔMICA PARA 2012 E O SEGUNDO, A POSSIBILIDADE DE VOLTA DO IBOVESPA PARA PRÓXIMO DAS MÍNIMAS DO ANO, NO CURTO PRAZO, DADO ESSA MESMA EXPECTATIVA DE DETERIORAÇÃO DO QUADRO ECONÔMICO ORIGINADO PELA CRISE DA EUROPÉIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário