QUANDO A CRISE COMEÇOU A SE AGRAVAR EM AGOSTO, COM RECEIOS DE CALOTE DA GRÉCIA, VIMOS OS FUNDAMENTOS COMEÇAREM A RUIR INSTALANDO-SE O PÂNICO MOMENTÂNEO E UM RISCO MAIOR COM REFLEXO IMEDIATO NA ALTA DO PREÇO DO OURO(GOLD).
AGORA NÃO MUITO DIFERENTE DO MOMENTO DE AGOSTO, TEMOS A CRISE SE AGRAVANDO COM UM AUMENTO DO RISCO DA ITÁLIA NA ROLAGEM DE SUAS DÍVIDAS PAGANDO JUROS RECORDES, REBAIXAMENTOS DE NOTAS SOBERANAS E DE IMPORTÂNTES BANCOS DA REGIÃO DO EURO, MAS TUDO ISSO AINDA NÃO SE REFLETIU EM UM AUMENTO DA DEMANDA PELO ATIVO DE PROTEÇÃO EM TEMPO DE PÂNICO.
O ÂMBIENTE POLÍTICO NA EUROPA PIOROU MAS PARECE QUE O INVESTIDOR NÃO MOSTRA TANTA PREOCUPAÇÃO E NÃO CORRE PARA SE DEFENDER NO OURO COMO NO PASSADO RECENTE, O QUE PODE INDICAR AINDA CERTA ESPERANÇA NO CURTO PRAZO EM SE RESOLVER AS QUESTÕES CRUCIÁIS SOBRE A CRIAÇÃO DO EUROBÔNUS E A POSTURA MAIS INDEPÊNDENTE DO BC EUROPEU, NA RECOMPRA DOS TÍTULOS SOBERANOS DOS PAÍSES MAIS ENDIVIDADOS.
O MESMO MOVIMENTO ESTRANHO É NOTADO NO PREÇO DO PETRÓLEO(OIL CRUDE), ONDE DIANTE DE TODAS AS REVISÕES RECENTES DE DESACELERAÇÃO ECONÔMICA NÃO REFLETE ESSE PESSIMISMO TODO NAS COTAÇÕES DESTA COMMODITIE.
ESSES COMPORTAMENTOS DIVERGENTES ENTRE A EXPECTATIVA E A LÓGICA DE INVESTIMENTO, MOSTRAM QUE O INVESTIDOR ENCONTRA-SE SEM MUITA OPÇÃO DE ESCOLHA, POIS OS JUROS DA EUROPA E E.U.A ESTÃO PRATICAMENTE ZERADOS, A RECESSÃO NO HORIZONTE NÃO GARANTE ALTA NAS BOLSAS NO PRÓXIMO ANO E A CRISE POLÍTICA DE GOVERNÂNCIA NA ZONA DO EURO TRADUZEM LITERALMENTE A DIFICULDADE DE ORIENTAÇÃO EM UM MOMENTO ECONÔMICO TUMULTUADO COMO AGORA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário