quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ALEMANHA E O EURO !

A NECESSIDADE DA UNIÃO E PERMANÊNCIA DOS PAÍSES MEMBROS NA ZONA DO EURO É MUITO MAIS IMPORTANTE PARA ALEMANHA DO QUE PARA OS DEMAIS PARTICIPANTES.

COM A UNIFICAÇÃO DA EUROPA VIABILIZANDO O PROJETO DO EURO ERAM NECESSÁRIOS MUITOS  AJUSTES NAS ECONOMIAS MENORES E DE POTÊNCIAL ECONÔMICO REDUZIDO, ASSIM COM A ESTABILIZAÇÃO DE UMA ÚNICA MOEDA FORTE NA REGIÃO, A ALEMANHA PÔDE  ESCOAR SUA PRODUÇÃO INDUSTRIAL AOS PAÍSES DO BLOCO, FORTALECENDO AINDA MAIS SUA POSIÇÃO REGIONAL.

A SOBREVIVÊNCIA DO EURO É MAIS FUNDAMENTAL PARA ALEMANHA DO QUE PARA OS DEMAIS PAÍSES, POIS COM A DISSOLUÇÃO DA MOEDA ÚNICA, O MARCO ALEMÃO DEVE SER APRECIADO EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS MOEDAS DA EUROPA, TORNANDO SEUS PRODUTOS MENOS COMPETITIVOS.

EMBORA SE DISCUTA MUITO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DO EURO, O QUE NOTAMOS COM TODA TURBULÊNCIA ATUAL É  QUE O EURO AINDA É  CONSIDERADO UMA MOEDA FORTE EM RELAÇÃO AO DOLAR AMERICANO E  PERMANCE VALENDO PRÓXIMO DE U$1,35. 

AS DIFICULDADES  SERÃO SEMPRE POLÍTICAS COMO PONTO DE DIVERGÊNCIA NA REGIÃO NA  HORA DAS  TRATATIVAS DAS SOLUÇÕES ECONÔMICAS, ASSIM, SE O BANCO CENTRAL EUROPEU (BCE) NÃO SE MOSTRAR FORTE, TIVER A CLAREZA E A DISPOSIÇÃO DE OUTROS BANCOS CENTRAIS DE PROVER A  LIQUIDEZ NECESSÁRIA PARA TIRAR SEUS MEMBROS ATUAIS DE "REFÉNS DOS MERCADOS FINANCEIROS" , VEREMOS AINDA MUITA TURBULÊNCIA À FRENTE  E  NOVAS DESESTABILIZAÇÕES POLÍTICAS OCORRERÃO  CULMINANDO  EM  RETARDAR AINDA MAIS A RETOMADA DO CRESCIMENTO DA REGIÃO, NO QUAL A MESMA REPRESENTA UM PESO DE SUMA IMPORTANTE NO COMERCIO MUNDIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário