quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CHINA NO G-20 , "AJUDA OPORTUNA" ?

A PROPOSTA DE AJUDA AO FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO EUROPEU COM INCLUSÃO DE TITULOS EMITIDOS PELA CHINA PODE SER O INÍCIO DA ACEITAÇÃO DE FORMAÇÃO DE UMA CESTA DE MOEDAS DE RESERVA MONETÁRIA DOS PAÍSES SUPERAVITÁRIOS.

AO CONCORDARMOS QUE A CHINA EM  BREVE TEMPO DEVERÁ SER A MAIOR ECONOMIA DO PLANETA SENDO O DESTINO NUMERO UM DE TODAS AS TRANSAÇÕES COMERCIAIS, COMO VEM MOSTRANDO AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA, É  NATURAL IMAGINARMOS QUE SUA MOEDA PASSE A INTEGRAR AS DIVERSAS RESERVAS DE  DIVISAS INTERNACIONAIS.

COMO PRIMEIRO PASSO DESSE PROCESSO, PODEMOS ATESTAR A PARTICIPAÇÃO DOS CHINESES COM ALGUMA COLABORAÇÃO NESTE FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO EUROPEU DE 1,0 TRI  E QUEM SABE, AOS  FUNDOS SOBERANOS COMO PROPROSTA DE DIVERSIFICAÇÃO DE "RISCO PAÍS", DEPOIS DOS ÚLTIMOS REBAIXAMENTOS DE "RATING".

NO MOMENTO PARECE ABSURDO O MUNDO RETER MOEDA DE UM PAÍS NO QUAL  EUROPA E OS E.U.A.  AINDA NÃO CONSIDERAM E CLASSIFICAM COMO PAÍS DE ECONOMIA DE MERCADO, DEVIDO AOS DIVERSOS MOTIVOS POLÍTICOS E PRATICAS ECONÔMICAS CONHECIDAS.

MAS COM TODA A PACIÊNCIA CHINESA, QUE É CARACTERISTICA PRÓPRIA DOS MESMOS,  VÃO MOSTRANDO AO MUNDO SUA MANEIRA DE SER E FAZER  AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS DENTRO DE SEU PRÓPRIO TEMPO, ADAPTANDO-SE A EVOLUÇÃO GLOBAL SEM PERDER SUAS ESSÊNCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário