terça-feira, 8 de novembro de 2011

A DEFASSAGEM DOS INDICES

COMO JUSTIFICAR A DEFASAGEM DE PREÇOS ENTRE OS ÍNDICES DOW JONES, DAX  E O IBOVESPA(BR) EM UM MUNDO GLOBALIZADO ONDE TUDO AFETA A TODOS ?

COMPARANDO OS ÍNDICES ACIMA EM UM PRAZO DE UM ANO VERIFICAMOS QUE O DOW JONES SOFREU MENOS DESVALORIZAÇÃO E RECUPEROU-SE MAIS RÁPIDO  EM RELAÇÃO AO  DAX-ALEMÃO E AO IBOVESPA-BR.

OS PRINCIPAIS FATOS RELEVANTES NOS E.UA. NESTE PERÍODO FORAM A QUEDA DE BRAÇO SOBRE A ALTERAÇÃO DO LIMITE DO TETO DA DÍVIDA AMERICANA E O PACOTE DE ESTÍMULO DE EMPREGO, QUE FORAM SUBSTÂNCIALMENTE ABAFADOS PELA CRISE EUROPÉIA, EM MAIOR PARTE SOBRE O RISCO GREGO,  QUE  DOMINARAM   AS PREOCUPAÇÕES DOS MERCADOS NESTES ÚLTIMOS 12 MESES FAZENDO COM QUE O ÍNDICE ALEMÃO DESCOLASSE  DO AMERICANO, EM AGO/2011, NO ÁPICE DA CRISE.

JÁ NO MERCADO BRASILEIRO,  PODEMOS CREDITAR  PARTE  DA DEFASSAGEM AO CÂMBIO, QUE NESTE PERÍODO TURBULENTO  VIU SUA MOEDA, O REAL,  VALORIZAR-SE 13,70%  FRENTE AO DOLAR AMERICANO, VOLTANDO NOVAMENTE  AO PATAMAR DE  R$ 1,74/ US$ .

ASSIM AS PRINCIPAIS AÇÕES DO ÍNDICE IBOVESPA TORNARAM-SE CARAS COMPARADAS AOS SEUS PARES INTERNACIONAIS, ALÉM DOS RECEIOS QUE A DESACELERAÇÃO ECONÔMICA MUNDIAL PUDESSE AFETAR DE ALGUMA FORMA AS COMMODITIES, NO QUAL É O PRODUTO PRINCIPAL DO PAÍS.

SE VOLTARMOS A TER UM CENÁRIO EXTERNO MAIS TRANQUILO, PODEREMOS VER NOVAMENTE O INTERESSE PELOS PAPÉIS BRASILEIROS QUE VÃO CONTINUAR GERANDO BONS RESULTADOS  MESMO COM UM CRESCIMENTO MUNDIAL REDUZIDO, POIS O MERCADO DOMÉSTICO CONTINUARÁ AQUECIDO  DEVENDO SUSTENTAR UM CRESCIMENTO DO P.I.B. EM 2011 PRÓXIMO DE  3,5%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário