O BANCO FRANCO-BELGA" DEXIA", NA BÉLGICA, COMEÇA A FICAR SEM LIQUIDEZ NECESSITANDO DE AJUDA POR PARTE DO BCE, QUE DEVE AGIR DE FORMA RÁPIDA PARA NÃO GERAR SITUAÇÕES SEMELHANTES E CONTAMINAR OUTROS NA REGIÃO!
OS ÍNDICES ACIONÁRIOS EUROPEUS PROJETAM FORTES QUEDAS DIANTE DOS PRIMEIROS SINAIS DE CONTAMINAÇÃO DE BANCOS DA REGIÃO, O ÍNDICE DAX, NA ALEMANHA, PODE CAIR ATÉ AOS 4.500 PTOS INICIALMENTE, SEGUNDO OS ANALISTAS TÉCNICOS, REPRESENTANDO AINDA UMA DESVALORIZAÇÃO DE 15% NO MERCADO DE AÇÕES LOCAL.
COM ESSAS PROJEÇÕES OS DEMAIS ÍNDICES DA EUROPA COMO O CAC-FRANÇA, FTSE-LONDRES, RUSSIA, ETC, COM SEUS BANCOS ESTANDO NO MEIO DA POSSÍVEL CONTAMINAÇÃO PODEM ACOMPANHAR A QUEDA NA SEMANA FAZENDO PIORAR MAIS A SITUAÇÃO NOS MERCADOS MUNDIAIS.
ESPERA-SE UMA AÇÃO PARECIDA COM O "PROER" FEITA NO BRASIL, ONDE SE SEPAROU OS ATIVOS SEM RETORNO E SEM LIQUIDEZ DOS ATIVOS RENTÁVEIS, PRIVATIZANDO OS MESMO E A PARTE RUIM, SENDO ABSORVIDOS PELO GOVERNO CENTRAL QUE DESTA FORMA ANULA A CONTAMINAÇÃO AO SISTEMA FINANCEIRO DEIXANDO DE GERAR O PÂNICO OCORRIDO EM 2008, PELO BANCO LEMON BROTHERS.
DIFÍCIL MESMO SERÁ A DECISÃO POLÍTICA PARA TOMADA DESTA DECISÃO, POIS A CULTURA NÃO INTERVENCIONISTA NOS MERCADOS, TANTO NA EUROPA COMO NOS E.U.A. É DEFENDIDA POR TODOS, MAS HÁ CERTOS MOMENTOS DE SE REPENSAR AS NECESSIDADES DO MUNDO GLOBALIZADO ATUAL, QUE EXIGEM FLEXBILIDADE DAS AÇÕES COORDENADAS BUSCANDO A COPERAÇÃO, EM SERVIÇO DA SOLUÇÃO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário