O SALVAMENTO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NA CRISE DE 2008 FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA COMO UM TODO, POIS EVITOU UMA QUEBRADEIRA GENERALIZADA DE VÁRIOS BANCOS AMERICANOS ONDE O MAIOR PREJUDICADO SERIA O CORRENTISTA OU O INVESTIDOR DESTAS INSTITUIÇÕES EM DIFICULDADES.
A EUROPA PARECE VIVÊNCIAR AGORA ESTA EXPERIÊNCIA COM A NACIONALIZAÇÃO DO BANCO FRACO-BELGA "DEXIA", SENDO UMA DAS PRIMEIRAS VÍTIMAS DOS TÍTULOS GREGOS.
COM O SALVAMENTO DAS INSTINTUIÇÕES FINANCEIRAS EM 2008 PRESENCIAMOS UMA ENXURRADA DE DOLARES COCADOS NOS MERCADOS, QUE REFLETIU DIRETAMENTE NA DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA AMERICANA FRENTE ÀS PRINCIPAIS MOEDAS DO MUNDO .
NESTA MESMA LINHA, HAVENDO O ACORDO ENTRE OS LÍDERES EUROPEUS DE QUE CADA PAÍS SALVE SEUS BANCOS, PROVENDO-OS DE LIQUIDEZ NECESSÁRIA E EVITANDO A QUEBRA DESTAS INSTITUIÇÕES, PODEREMOS VER TAMBÉM O EURO ENFRENTAR AS MESMAS DIFICULDADES DA MOEDA AMERICANA EM 2008.
ESTA DECISÃO É FREQUENTEMENTE ADIADA POR DIFICULDADES POLÍTICAS E ECONÔMICAS POIS, O MOVIMENTO SOCIAL DE "OCUPAR WALL STREET" JÁ CONTAMINA A EUROPA E ATRAVESSA O ATLÂNTICO CHEGANDO À SUIÇA E DEVE SE ESPALHAR RÁPIDAMENTE PELA EUROPA DIANTE DA INSATISFAÇÃO DO POVO CONTRA SEUS GOVERNANTES E A ATUAL CRISE NO CONTINENTE.
A FRANÇA CONTRAPONDO A ALEMANHA DEFENDE O SALVAMENTO DAS INSTITUIÇÕES E DOS DEMAIS PAÍSES SEM LIQUIDEZ, EM DIFICULDADES DE PAGAMENTO DE SUAS DÍVIDAS, ATRAVÉS DO (EFSF)-FUNDO ECONÔMICO DE ESTABILIDADE FINANCEIRA, POIS CASO ELA SEJA OBRIGADA A SALVAR SEUS BANCOS FRANCESES COM A NACIONALIZAÇÃO DOS MESMOS, ALÉM DE DETERIORAR O QUADRO SOCIAL LOCAL JÁ INSATISFEITO COM VISTO EM ALGUMAS ELEIÇÕES REGIONAIS, PODERÁ GERAR MAIS DÉFICIT´S FISCAIS DO PAÍS, IMPACTANDO NEGATIVAMENTE NA RELAÇÃO DÍVIDA/PIB , QUE NESSA ONDA DE CORTE DE RATING PODERÁ SER A PRÓXIMA VÍTIMA A PEDER A NOTA DE CRÉDITO PIORANDO AINDA MAIS O QUADRO ECONÔMICO EUROPEU.
COMO VISTO AINDA TEMOS SITUAÇÕES COMPLICADAS E DIFÍCEIS A SEREM RESOLVIDAS, ESTANDO ASSIM, LONGE DE UM QUADRO OTIMISMA QUE SUSTENTE QUALQUER MOVIMENTO ASCENDENTE DOS MERCADOS NO CURTO PRAZO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário