UM DOS ÚLTIMOS DITADORES DO MUNDO CIVILIZADO E DESENVOLVIDO FOI SUCUMBIDO DO PODER EM UM MOVIMENTO CHAMADO DE "PRIMAVERA ÁRABE", QUE JÁ DERRUBOU OUTROS TANTOS E VEM SENDO ARTICULADO COM SUCESSO ATRAVÉS DA INTERNET PELAS REDES SOCIAIS.
PODEMOS FAZER UM PARALELO DESTE MOVIMENTO SOCIAL COM AS RECENTES MANIFESTAÇÕES MUNDIAS CONTRA A INSATISFAÇÃO ECONÔMICA, CAUSADA PELOS EXCESSOS DA GANÂNCIA DOS ATORES DO MERCADOS FINANCEIROS QUE PRODUZIRAM RECENTEMENTE, UMA FATIA IMPORTÂNTE DE DESEMPREGADOS E EXCLUIDOS EM ALGUNS PAÍSE DESENVOLVIDOS.
A DIFERENÇA É QUE NÃO HÁ DITADORES PARA SEREM DEPOSTOS, MAS SIM POLÍTICAS ECONÔMICAS VOLTADAS PARA A MANUTENÇÃO DE PREVILEGIOS DE UMA PEQUENA PARCELA DA POPULAÇÃO, DETENTORAS DE VALORES EXPRESSIVOS COM GRANDES INTERESSES INDIVIDUAIS, AUMENTANDO CADA VEZ MAIS A DISTÂNCIA ENTRE A DSITRIBUIÇÃO DE RENDA.
O PERIGO É QUE ESSA CRISE ATUAL DE DIFÍCIL SOLUÇÃO À CURTO PRAZO CONTINUE FAZENDO MAIS VÍTIMAS E AUMENTANDO ESSA FATIA DE EXCLUIDOS ATRAVÉS AGORA, DE UMA POLÍTICA DE ARROXO FISCAL NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS GERANDO CONFLITOS NÃO MAIS DE CARATER PACÍFICO E SIM, SENDO APROVEITADO POR OPRTUNISTAS RADICAIS DE PLANTÃO, PARA MUDANÇAS DE RETROCESSO ECONÔMICO SOCIAL.
MUITA COISA TEM QUE SER FEITA E UMA DAS MAIS URGENTES PARA ATENUAR OS ÂNIMOS, É BUSCAR A DEFINIÇÃO MAIS CLARA DA LINHA DE AÇÃO DAS NAÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A CONTENÇÃO DAS CONSEQUENCIAS DESSA CRISE.
ALGUMAS SEQUELAS JÁ PODEM SER VISTAS EM PERDAS ELEITORAIS REGIONAIS RECENTES DE ALGUNS PAÍSES DA EUROPA, QUE PROVAVELMENTE CONTINUARÃO SENDO VITIMADOSQUANTO ESSE PROCESSO NÃO CLAREAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário