Indicadores técnicos, segundo analistas de mercado, indicaram reversão para a trajetória de alta do índice Dow Jones no longo prazo, iniciada em Abr /2009 após verificar as intensidades das quedas registradas ao final do mês de Agosto de 2015.
Segundo esses mesmos analistas, o mercado acionário americano desenhou uma nítida trajetória de recuperação dos preços após a crise financeira de 2008 e desde então, o seu comportamento oscilatório em torno de 3.100 pontos ascendentes tangenciou em Ago e Set/2015 o limite inferior (16.500 pontos) desta mencionada trajetória, sendo que o mesmo, só havia testado outras duas vezes, em Out e Nov/2011 nestes anos todos.
A diferença agora segundo as análises técnicas destes analistas é que os demais indicadores que agregam outras informações sobre mudanças de tendências e trajetórias futuras, indicam um certo enfraquecimento tanto de força, aceleração e preços a longo prazo deste mercado acionário.
Buscando explicações macroeconômicas para embasar essas suspeitas, temos apenas a desaceleração da China no contexto Global a médio prazo e a possível alta dos juros a frente, pelo FED, como fatores que podem provocar desinteresses pelas ações americanas e consequentemente, a sustentação da trajetória de alta deste mesmo mercado acionário.
Certeza mesmo não há neste momento, pois a análise de longo prazo leva nesses casos, segundo os analistas de mercado, algum tempo para aparecer e só ficando evidente apenas no curto prazo, o movimento típico de enfraquecimento dos preços que acabam se refletindo gradualmente nos indicadores, que são calculados matematicamente sobre essas variações de cotações.
Será que os estudos técnicos desses analistas sobre a possibilidade de mudança da trajetória se confirmará ? Só saberemos mesmo um pouco mais a frente e até lá, é só acompanharmos o limite inferior mencionado, em 16.500 pontos, como um nível de alerta para o Dow Jones !!