segunda-feira, 26 de outubro de 2015

DOW JONES CORRE RISCO DE REVERSÃO DE TRAJETÓRIA?

Indicadores técnicos, segundo analistas de mercado, indicaram reversão para a trajetória de alta do índice Dow Jones no longo prazo, iniciada em Abr /2009 após verificar as intensidades das quedas registradas ao final do mês de Agosto de 2015.

Segundo esses mesmos analistas, o mercado acionário americano desenhou uma nítida trajetória de recuperação dos preços após a crise financeira de 2008 e desde então, o seu comportamento oscilatório em torno de 3.100 pontos ascendentes  tangenciou em Ago e Set/2015  o limite inferior (16.500 pontos) desta mencionada trajetória, sendo que o mesmo, só havia testado outras duas vezes, em Out e Nov/2011 nestes anos todos.

A diferença agora segundo as análises técnicas destes analistas é que os demais indicadores que agregam outras informações sobre mudanças de tendências e trajetórias futuras, indicam um certo enfraquecimento tanto de força, aceleração e preços a longo prazo deste mercado acionário.

Buscando explicações macroeconômicas para embasar essas suspeitas, temos  apenas a desaceleração da China no contexto Global a médio prazo e a possível alta dos juros a frente, pelo FED, como fatores que podem provocar desinteresses pelas ações americanas e consequentemente, a sustentação da trajetória de alta deste mesmo mercado acionário.

Certeza mesmo não há neste momento, pois a análise de longo prazo leva nesses casos, segundo os analistas de mercado, algum tempo para aparecer e só ficando evidente apenas no curto prazo, o movimento típico de enfraquecimento dos preços que acabam se refletindo gradualmente nos indicadores, que são calculados matematicamente sobre essas variações de cotações.

Será que os estudos técnicos desses analistas sobre a possibilidade de mudança da trajetória se confirmará ? Só saberemos mesmo um pouco mais a frente e até lá, é só acompanharmos o limite inferior mencionado, em 16.500 pontos, como  um nível de alerta para o Dow Jones !!

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O REINVENTAR DE UM BRASIL !

Com um cenário praticamente delineado após o fim do ciclo virtuoso das commodities e a desaceleração econômica da China, gerando um apetite anêmico por ativos de risco de forma geral, o Brasil terá que se Reinventar para continuar sendo relevante no contexto econômico global.
A saída para tal é atuar onde se há as riquezas abundantes do país e estas, possam trazer de volta os investimentos e recursos que se tornaram escassos em época de crise e incertezas, indo desde as políticas, até as de alto risco quanto aos pagamentos e honradez dos compromissos futuros.
O investimento no desenvolvimento de estruturas de fontes de energias renováveis, como a eólica e a fotovoltaica por exemplo, poderá ser a solução para a saída de um país que tem boa parte das suas riquezas neste momento precificadas bem abaixo ou condizentes com a realidade mundial, necessitando desta forma, achar urgentemente um novo rumo produtivo que não dependa mais tanto dos "bons ventos" das commodities. 
Atrair recursos para se produzir aqui no Brasil esta nova tecnologia e também utilizar-se da mesma para mover um  futuro produtivo bem mais barato e sendo uma fonte energética alternativa para sustentarmos qualquer crescimento, com a instalação de novas indústrias globais, pode ser o caminho no qual os próximos governantes enxerguem como viável para que o Brasil atraia o verdadeiro capital sustentável de longo prazo, que realmente nos interessa !

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BRASIL E A HORA DA VERDADE !

Muito se pergunta até  onde o vai a desvalorização do Real em relação ao Dólar, sendo que nesse momento não faltam apostas exageradas até ao nível dos R$ 5,00, fomentando o amento da especulação e a irracionalidade, quando calcularmos uma ainda valorização sobre o seu último topo histórico de mais 25%, sobre a valorização acumulada no ano, de mais de 50%.

A preocupação para isto se justifica em termos concretos, com a certeza de um novo rebaixamento pela segunda agência de Rating nos próximos dias, acrescidos da total falta de ambiente político para se manter uma governabilidade mínima que o país precisa para seguir em frente e dirimir o ambiente negativo formado. 

Nesse contexto, podemos até dizer que a Crise Econômica acaba sendo mais uma consequência e ficando como um coadjuvante deste cenário atual de deterioração, onde a retirada dos investimentos externos por restrições legais, já se fazem acontecer e acabam também inibindo os empresários nacionais, tornando alguns, totalmente inertes .

A  investigação da operação  em curso "lava-a-Jato" vai sacramentar definitivamente o engessamento da economia brasileira enfatizando cada vez mais a atual ingovernabilidade e sua necessidade na urgência de mudanças, que por sua vez só voltará a reagir após as devidos acontecimentos políticos que  trarão a reboque,  uma nova expectativa de melhora do ambiente interno.

O desfecho deste quadro acima é mais previsível de se concretizar só em 2016 e até lá, muita "roupa suja" será lavada nos dando a oportunidade para passarmos o país a limpo e  aprendermos quem sabe, alguma coisa positiva que servirá para as futuras gerações e ao futuro do Brasil, não esquecerem jamais !

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

BRASIL, COM UM GOVERNO ENTRE "A CRUZ E A ESPADA" !

Em plena necessidade de ajuste fiscal, para que o governo brasileiro possa além de conseguir fechar suas contas deficitárias e conseguir também um superávit mínimo aceitável, neste exato momento o mesmo se encontra entre "a Cruz e a Espada", necessitando fechar ministérios e desalojar aliados políticos, que fatalmente fará o mesmo perder mais apoio para tentar levar o mandato até o fim ou, criar mais aumentos de impostos, ressuscitando até alguns que nesse caso, são totalmente impopulares e pesando sobre quem gera riqueza para o país !

O partido do atual governo não aceita perdas de cargos e com isso dificultará muito a sustentabilidade da atual presidente, que por sua vez, tenta manter seu apoio popular através da manutenção dos auxílios sociais, sendo neste momento difíceis de retirá-los.

Quando o país atingiu o nível de desemprego perto dos 5%, taxa considerada pleno emprego para nós, gerando apagão de mão de obra qualificada, não aprimorou e aproveitou a incorporou dos assistidos a geração de novos empregos, trocando-se bolsas famílias assistenciais por benefícios fiscais para as empresas que aderissem e empregassem os mesmos favorecidos por estes programas sociais.

Perdemos assim mais uma vez um bonde na história política e social do país, que hoje se encontra refém do apoio dos partidos aliados, dos eleitores assistidos pelos programas sociais e pelo resto que mais paga imposto no país, empresas e trabalhadores da classe média que não aguentam mais ouvir falar em aumento da carga tributária para resolver o mal gerenciamento de governantes sem capacidade de planejamento e um olhar para o futuro do Brasil.

DOW JONES, REVERSÃO À MÉDIO PRAZO ?


Ao olharmos atentamente a trajetória do índice acionário americano, o Dow Jones, em um longo período de análise notamos que a trajetória ascendente iniciada em Março de 2009 encontra-se em momentos prestes de definição e com grandes possibilidades de reversão deste longo ciclo de valorização do ativos, negociados por lá.

Os analistas técnicos momentaneamente não tem ainda as variáveis macro econômicas para tal afirmação, apenas um indício técnicos conforme indicadores de análises de longo prazo, o que nos faz questionarmos a possível reversão de tendência para o mercado acionário local.

Ao imaginarmos as possíveis causas que podem gerar esta reversão apontada pelos mesmos, dentro de um escopo macro econômico, temos inicialmente a possível alta do juros americanos levando muitos investidores a migrarem seus porrifólios agora, com uma expectativa de rentabilidade atraente e mais seguras no médio prazo .

Outro ponto que podemos acreditar que faça sentido é a revisão de um crescimento global menor nos demais países como China e mesmo na Zona do Euro, por tensões geopolíticas na Ucrânia, no Oriente Médio e no Norte da África, prejudicando esse conjunto de países do Euro, já que agora, terão de arcar com os custos da Imigração Solidária de muitos povos trazidos através das guerras e a pela total falta de expectativa de sobrevivência por lá.

As dificuldades que os emergentes enfrentarão neste final de 2015 e 2016 farão com que os mesmos venham a consumir menos produtos dos países desenvolvidos, dado aos maiores custos de futuros financiamentos e também da manutenção dos preços baixos das commodities, interferindo assim, diretamente no crescimento dos investimentos para o setor de petróleo e gás dos países desenvolvidos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O REBAIXAMENTO MAIS QUE ESPERADO !


A perda da nota de crédito que dá ao Brasil o selo de bom pagador e consequentemente ainda indica um país para oportunidades de investimentos estrangeiros, já era favas contadas, ainda mais depois que o governo brasileiro mandou ao Congresso seu orçamento com um déficit de R$ 30 Bi, sem se quer esboçar uma intenção forte de redução da máquina administrativa.

A avaliação da Agência de Risco Standard & Poor´s não poderia ser outra após o governo construir as condições propícias ao não se posicionar claramente como fará para equilibrar suas contas, aumentando substancialmente com isso a possibilidade das outras duas agências de Rating acompanharem a linha das avaliações da S&P e também rebaixarem na sequencia, mais uma vez o nível de crédito do país.

Muitos analistas acham que os preços de alguns ativos já estão precificados com dado a possibilidade de rebaixamento da nota de crédito, mas o que poderemos ver será um cenário um pouco pior, pois com duas agências rebaixando o país, muitos investidores terão de se retirar e levar seus dólares do Brasil, exercendo com isso, uma pressão a maior no câmbio, juros e impactando diretamente na inflação.

O risco maior ao meu ver é o abandono dos investimentos em andamento, que poderão literalmente parar engessando ainda mais a atividade produtiva e econômica do país, que por sua vez já se encontra desacelerada e sem expectativas de melhora antes do final de 2016.

Com este cenário, os investidores dos mercados financeiros local devem mesmo é esperar por muita volatilidade no curto prazo e somente após a volta da credibilidade institucional que o país tanto necessita, é que teremos a volta dos investimentos em projetos que podem iniciar a tentativa de reaquecer a economia do país, fortalecendo novamente a produção, a geração de empregos e fazendo com que o ciclo virtuoso econômico volte a imperar !



terça-feira, 1 de setembro de 2015

A GRIPE VINDA DA CHINA !

O mundo teve boas oportunidades de sentir os ventos de um contágio positivo quando ao crescimento da economia chinesa durante a última década, mas agora o desafio que temos será outro, saber lidar com seu oposto quando esta não mais consegue impulsionar na mesma proporção o crescimento mundial, através da pequena redução de suas demandas globais mostrando a fragilidade e dependência de muitos países com esse risco futuro.

A forte derrocada dos preços das ações chinesas levaram os demais mercados financeiros globais a tremerem e sentirem bem os seus efeitos colaterais de um futuro provável de contágio negativo, no qual muitos terão de enfrentar mais adiante com a redução estimada do crescimento chinês e também com novas turbulências em seu índice acionário, que poderá voltar ao nível de Outubro de 2011 (-25%) aproximadamente..

Para que a China mantenha um crescimento de pelo menos 6% a.a. na média nesta década ao analisarmos a sua trajetória econômica dos últimos anos, a mesma não deverá escapar de aplicar uma política cada vez maior de livre mercado, ajustando assim e com mais frequência, a sua moeda em relação as demais através das desvalorizações periódicas.

A importância de se manter as atuais atividades geradoras de riquezas ainda fortes na China, tem dois sentidos importantes, a primeira, que estas possam continuar agregando valores e riquezas para o desenvolvimento do país e da região, enquanto  a segunda, a preocupação com ocupação de milhões de trabalhadores inseridos em um mercado de trabalho moderno, que ainda tem muito a se ajustar pelas condições naturais de mercado, como salários crescentes, poder aquisitivo maiores, consumo condizente com a geração de poupança, etc.

A realidade atual mostra que o mundo ficará de olho na saúde e em qualquer movimento que a China possa fazer em seu mercado local, pois um simples " espirro" asiático, poderá levar uma "gripe" ao resto do planeta, pondo o mesmo na cama e inerte por mais tempo !

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BRASIL E A NECESSIDADE DA NOVA ORDEM POLITICA !

O Brasil necessita urgentemente de uma virada e o caminho para tal passa por uma nova ordem política nacional que devolva as atuais instituições, a credibilidade perdida no atual processo degenerativo em que a sociedade brasileira presencia diariamente.

Somente após esta nova ordem política implantada, que tenha respaldo e o apoio tanto da sociedade, como também das empresas, é que conseguiremos unir todos os esforços necessários para revertermos o quadro do total fracasso econômico, independentemente de crises externas que possam surgir, sendo estas muitas vezes, utilizadas como muletas políticas de governanças incompetentes ao longo dos tempos.

Um país politicamente fraco reflete diretamente em um fraco desenvolvimento econômico e consequentemente em um baixo nível de estímulo produtivo por forças privadas nacionais, que de certa forma, são responsáveis por boa parte da geração dos projetos e  empregos nacionais.

Então tomemos consciência para a importância do atual momento nacional brasileiro, em que só voltaremos a crescer como uma nação forte e respeitada a nível global, após passarmos  nossas instituições a limpo e de forma que as mesmas possam voltar oferecer a dignidade mínima que um povo tanto merece ter.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O IMPACTO DA PÓLVORA CHINESA !

Os Mercados Financeiros Globais amanheceram em nível de "estresse" exclusivamente vindos pelo inexperiente mercado chinês, onde sua bolsa local teve mais uma forte derrocada em suas principais ações negociadas.

Mesmo sendo o mercado chinês composto principalmente por investidores individuais, pessoas físicas comuns, sem muita experiência e  com uma economia ainda fechada para os moldes do capitalismo moderno, gerará a frente grande preocupação pela expectativa de desaceleração no seu crescimento econômico, que pode ser abaixo dos 7% a.a. para esta década, na média.

Fica evidente que a China não conseguirá manter o nível de evolução visto nas últimas décadas, gerando mais "pólvora" e aumentando os riscos para o resto do mundo, que por sua vez terá que aprender a conviver com um parceiro comercial mais enfraquecido, voltado para o seu mercado interno, como única estratégia de manutenção de um crescimento sustentável, que possa evitar riscos futuros  de conflitos sociais locais.  

Neste cenário, teremos um possível resto de década mais enfraquecido para os preços das commodities e assim, países exportadores das mesmas, como Brasil, Austrália e outro mais, poderão sentir estes efeitos diretamente em suas economias e em suas balanças comerciais.

Mas essa expectativa não é nenhuma novidade já que os movimentos globais ainda demonstram muita fragilidade para os países desenvolvidos e bastantes dificuldades para os países emergentes, devendo por isso, postergarmos um pouco mais a recuperação global tão esperada e desejada, para se reverter o ciclo atual de desaceleração.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A ENERGIA DO FUTURO !

A  necessidade de produzirmos uma energia para mover o planeta será constante diante do crescimento futuro do Brasil e do Mundo e com essa demanda, sendo cada vez maior devido a dependência de equipamentos eletro eletrônicos, temos de pensar como solucionaremos a oferta de energia para suprimos esta demanda crescente.

Prédios inteligentes usarão muito em breve, materiais de acabamentos externos, como revestimentos que captem energia Solar Fotovoltaica gerando suas energias e com isso reduzindo seus custos operacionais ao longo dos anos, pois hoje, as pequenas, médias e grandes empresas já tem bem uma ideia do real peso que a energia representa em suas estruturas de custos.

Com esse processo, em busca de menores custos e de uma energia mais eficiente e limpa, sem danos a mais na natureza e sendo ainda auto-sustentável, muitos equipamentos seguirão o mesmo caminho de adaptação para essa modalidade de energia, como por exemplo a iluminação pública, quiosques a beira da orla marítima  e outros diversos equipamentos expostos ao sol diariamente, além dos prédios públicos, reduzindo-se com isso, os custos da máquina governamental. 

Com os painéis fotovoltaicos espalhados em nossas bacias hidrográficas, através de grandes flutuadores repletos de placas,  aproveitando-se as redes de distribuição já instaladas, teremos certamente o risco de apagões diminuídos e consequentemente, poderemos atender e  estando preparados para um crescimento de demanda produtiva a qualquer momento, sem receios.

Com um mercado ainda muito pequeno no Brasil, necessitamos de mais investimentos neste segmento de energia renovável,  para que empresários e empresas possam realmente contar com esse insumo tão imprescindível, que movera os equipamentos no país, sem que para isso, se destrua as belezas naturais do planeta,  já existentes.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O CAMINHO FUTURO DAS APOSENTADORIAS !

O envelhecimento da população é uma realidade mundial e no Brasil este caminho também não seria diferente quando pensamos na relação entre jovens e idosos para dar sustentação ao sistema previdenciário nacional, que segundo alguns especialistas, é deficitário e falido nos moldes atuais .

Com esse quadro preocupante, temos de nos preparar o quanto antes para enfrentarmos em um tempo breve, que o sistema atual não conseguirá oferecer nada mais que um piso salarial de benefício para seus contribuintes, deixando assim nas mãos da previdência complementar o trabalho de formar poupança nacional responsável pelas futuras aposentadorias.

Cada vez mais o mundo exigirá uma maior idade para se aposentar e um tempo mais longo de contribuição para diminuirmos o rombo previdenciário, mas como essa equação nunca se fechará nos moldes da sociedade atual, teremos mesmo é de contar com a parte maior desses recursos futuros vindos das próprias poupanças feitas ao longo dos anos trabalhados, através das contribuições em planos de previdência complementares abertos e fechados.

Sendo essa uma questão mundial, o que necessitamos é elaborar um plano de longo prazo para o país que dissemine a consciência educacional para tal realidade o quanto antes, onde o crescimento da renda do trabalhador esteja atrelado fortemente a sua previdência complementar com critérios de resgates e fazendo com que sua poupança de longos anos trabalhados garanta uma renda, a ser complementada a possível remuneração mínima da previdência oficial a ser oferecida, diminuindo a dependência dos futuros gestores públicos.

Essa é a nova realidade do mundo e temos de enfrentá-la quanto antes, pois ao adiarmos esse conceito e sua aplicabilidade sobre esta forma e solução de poupança, estaremos sempre discutindo estes mesmos pontos daqui a 50 anos e certamente não se chegando aos números viáveis tão desejados !

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

BRASIL, NOVAS TURBULÊNCIAS !

 O AMBIENTE PROPÍCIO A NOVAS TURBULÊNCIAS POLÍTICAS A PARTIR DESTA SEMANA OFERECEM AS  PERFEITAS CONDIÇÕES PARA QUE A BOLSA BRASILEIRA COM O SEU ÍNDICE ACIONÁRIO, O IBOVESPA,  VOLTE A TRAJETÓRIA DESCENDENTE, TENDO COMO OBJETIVO INICIAL O NÍVEL DE 44.500 PONTOS( -12%).

O NÍVEL  DA TAXA SELIC, RECENTEMENTE ALTERADA PARA 14,25^%,AO ANO,  FARÁ TAMBÉM COM QUE BOA PARTE DOS INVESTIDORES CONSERVADORES REMANESCENTES NÃO MAIS JUSTIFIQUEM SUAS APLICAÇÕES NESTE MERCADO E POR CONSEQUÊNCIA, MIGREM PARA ALGUMA APLICAÇÃO DE RENDA FIXA SE APROVEITANDO DESTE NÍVEL DE JUROS ESTRATOSFÉRICO ATÉ AO FINAL DE 2015.

A POSSÍVEL PERDA DO GRAU DE INVESTIMENTO DO BRASIL DEVE TAMBÉM ANTECIPAR A SAÍDA DE ALGUNS INVESTIDORES INTERNACIONAIS MAIS QUALIFICADOS POR MOTIVOS TÉCNICOS, IMPULSIONANDO AINDA MAIS A QUEDA PARA O PATAMAR MENCIONADO ACIMA E FORÇANDO ALTA NO DÓLAR,

COM ESTE CENÁRIO INTERNO, A EXPECTATIVA PARA A DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA BRASILEIRA É GRANDE, POIS JÁ TEMOS ESPECIALISTAS DE MERCADO DE CÂMBIO, PROJETANDO A MESMA PRÓXIMA DOS R$ 3,90 POR U$ 1,00, ACRESCENTANDO A ISSO A POSSÍVEL ALTA DOS JUROS AMERICANOS, TAMBÉM ATÉ AO FINAL DESTE ANO.

NA MESMA DIREÇÃO E AINDA NA CONJUNTURA EXTERNA, TEMOS TAMBÉM FORTES POSSIBILIDADES DE QUEDA DO BARRIL PETRÓLEO (CRUDE OIL)  VIR ABAIXO DOS U$ 44,00  PELA NOVA REALIDADE DA CHINA EM NÃO CONSEGUIR MAIS CRESCER ACIMA DE 7% AO ANO, IMPACTANDO ASSIM DIRETAMENTE NO CONSUMO DAS COMMODITIES GLOBAIS E CONSEQUENTEMENTE AFETANDO  AO BRASIL NO SEU CRESCIMENTO FUTURO.

 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

BRASIL, TUDO EM UM SÓ TEMPO E MOMENTO !

Resultado de imagem para IMAGEM TEMPO RUIM, TROVÃO E RAIOSO SENTIMENTO DE DESCONFORTO E DESCRÉDITO NACIONAL DO BRASILEIRO HOJE É SEM DÚVIDA UM DOS PIORES REGISTRADOS NOS ÚLTIMOS 40 ANOS, QUANDO AVALIAMOS O TRIPÉ  POLÍTICO, ECONÔMICO E, SOCIAL, SENDO TODOS ESTES  REUNIDOS EM UM SÓ TEMPO E UM SÓ MOMENTO. 

O NÍVEL DE CORRUPÇÃO NAS DIVERSAS ESFERAS POLÍTICAS A DÉCADAS, VEM AUMENTANDO ASSUSTADORAMENTE E BENEFICIANDO SISTEMATICAMENTE SEMPRE AOS MESMOS GRUPOS DOMINANTES E AS MESMAS FAMÍLIAS DE GERAÇÕES DE POLÍTICOS, QUE FAZEM DE TUDO PARA SE MANTEREM NO PODER, ATRAVÉS DA IGNORÂNCIA EDUCACIONAL E MANOBRA  POLÍTICA DO POVO BRASILEIRO.

O DESCONTENTAMENTO ECONÔMICO SE DÁ COM O FIM DO CICLO DE ALTA DA COMMODITIES GLOBAIS, EM QUE O BRASIL SE BENEFICIOU POR UM BOM TEMPO E AGORA NÃO TEM CRIATIVIDADE PRODUTIVA SUFICIENTE PARA CONTINUAR AGREGANDO RIQUEZA A SUA ECONOMIA E  SUSTENTAR SE QUER, UM CRESCIMENTO MÍNIMO QUE RETORNE VALOR AO SEUS CIDADÃOS NO MÉDIO PRAZO.

A QUESTÃO SOCIAL ACABA SENDO MAIS UMA CONSEQUÊNCIA E REFLEXO DA DETERIORAÇÃO DAS DUAS CITADAS ACIMA, CAUSANDO  O DESCRÉDITO CONTÍNUO JUNTO AS PRINCIPAIS  INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E MINANDO TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS DE CURTO PRAZO DE GERAÇÕES, POR TERMOS GOVERNOS MÍOPES QUE NÃO OLHAM PARA O LONGO PRAZO E PARA AS VERDADEIRAS NECESSIDADES DO POVO BRASILEIRO.

SOMENTE COM PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO E ATRAVÉS DE UMA RENOVAÇÃO GENERALIZADA DO QUADRO POLÍTICO, ALIANDO-SE A ISSO,  UMA JUSTIÇA CRÍVEL, ONDE SE TENHA O BOM SENSO  MÍNIMO EM QUESTÕES NACIONAIS, QUE NÃO SE PERMITA DE FORMA ALGUMA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS EM DETRIMENTO DE PARTICULARES, É QUE CONSEGUIREMOS TER UM AMBIENTE SOCIAL MAIS JUSTO E EQUILIBRADO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES BRASILEIRAS.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

BRASIL E A PROCURA DE UM LÍDER NATO !

RECENTEMENTE VIVEMOS UM APAGÃO DE MÃO DE OBRA EM DIVERSOS NÍVEIS TÉCNICOS  E SETORES NACIONAIS, FAZENDO COM QUE CHEGÁSSEMOS A IMPORTAR MÉDICOS DE CUBA E ENGENHEIROS DA EUROPA, MAS MESMO ASSIM  UMA DAS PRINCIPAIS VAGAS E CERTAMENTE A MAIS IMPORTÂNTE DE TODAS, A DE LÍDER DA NAÇÃO BRASILEIRA, CONTINUA EM ABERTO E A MUITAS DÉCADAS !

NÃO  TIVEMOS UM VERDADEIRO LÍDER  ATÉ  HOJE QUE LUTASSE PLENAMENTE PELOS DIREITOS DO POVO, VALORIZANDO O RESPEITO COLETIVO COMO FORMA DE ELEVAR O BRASIL A CONDIÇÃO DE UMA GRANDE NAÇÃO, SENDO ESTA MAIS JUSTA E MENOS DESIGUAL, POIS COM SEU VASTO TERRITÓRIO E RIQUEZAS NATURAIS, JÁ SE DESTACA A MUITO TEMPO COMO POTENCIAL ECONÔMICO.

FALTA  UM LÍDER COM QUALIDADES QUE ENXERGUE A VOCAÇÃO E PODER DO BRASIL, TENDO PRINCÍPIO MÍNIMO DE DIGNIDADE E CARÁTER PARA PRIVILEGIAR O COLETIVO A FRENTE DOS INTERESSES PARTIDÁRIOS E DE VELHOS GRUPOS DOMINANTES, SEJAM ELES FAMILIARES OU POLÍTICOS, POIS A DÉCADAS SE ALTERNAM NO PODER, SUGANDO E EXTERMINANDO AS EXPECTATIVAS DAS FUTURAS GERAÇÕES.

AS GERAÇÕES, QUE TEM ACESSO AO CONHECIMENTO DE QUALIDADE NO PAÍS, O VERDADEIRO CAPITAL INTELECTUAL NACIONAL, ESTÁ INDO EMBORA NÃO SÓ PELA FALTA DE EXPECTATIVAS INTERNAS, MAS TAMBÉM PELO TOTAL DESCRÉDITO QUE TEMOS NAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS, ATRAVÉS DO ALTO  E INTOLERÁVEL NÍVEL, NO QUAL CHEGAMOS COM O ENRAIZAMENTO DA CORRUPÇÃO BRASILEIRA.

SENDO ASSIM, NECESSITAMOS URGENTEMENTE DE PREENCHERMOS ESTA VAGA COM UM LÍDER  QUE OLHE  O VERDADEIRO POTENCIAL QUE TEMOS E FAÇA CADA CIDADÃO SE SENTIR ORGULHOSO DE SER BRASILEIRO, VOLTANDO A SONHAR COM DIAS MELHORES, MAIS JUSTOS, ONDE IMPERE A CIMA DE TUDO, O RESPEITO, A ORDEM E O PROGRESSO, E NÃO APENAS FIGURANDO ESTES, NA BANDEIRA NACIONAL MAS COMO TAMBÉM,  DENTRO DE CADA CORAÇÃO E MENTE DE CADA INDIVÍDUO NESTE PAÍS.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

RENEGOCIAÇÃO GREGA !

NA ATUAL CONJUNTURA GLOBAL É MUITA IRRESPONSABILIDADE DA EUROPA, COBRAR DA GRÉCIA O ALTO CUSTO IMPOSTO PARA QUE A MESMA  PUDESSE ADERIR A MOEDA UNICA E ASSIM FAZER DA ZONA DO EURO COMO UMA NAÇÃO INTEGRADA AO VELHO CONTINENTE, ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO DE SUA  ECONOMIA SEM SE QUER SE ATEREM PARA AS REAIS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO.

COM UMA ECONOMIA BEM MAIS FRACA EM RELAÇÃO AS DEMAIS DENTRO DA ZONA DO EURO, SERÁ QUE NINGUÉM NUNCA SE PERGUNTOU COMO OS GREGOS PODERIAM ARCAR COM ESSE FINANCIAMENTO, ATRAVÉS DA SUA ECONOMIA ? 

A RESPOSTA É CLARA, POIS ESTAMOS ASSISTINDO UMA NOVELA SEM PRECEDENTES E DE CONSEQUÊNCIAS  TRÁGICAS PARA UM POVO QUE SEM SABER, ASSUMIU O QUE NÃO PODIA, NEM MESMO ATRAVÉS DE SEU CRESCIMENTO FUTURO CONSEGUIRÁ.

SEM FALAR DA RENEGOCIAÇÃO, NA QUAL FOI NOVAMENTE IMPOSTA, DE SUA DÍVIDA A 5 ANOS, FORÇANDO A MESMA A COMPRAR VALORES SUBSTÂNCIAS EM ARMAMENTOS BÉLICOS DE SEUS PARCEIROS COMERCIAIS EUROPEUS, DADO SUA POSIÇÃO GEO-POLÍTICA NA REGIÃO.

SERÁ QUE A GRÉCIA NECESSITAVA DE TANTOS AVIÕES FRANCESES OU MESMO MATERIAIS BÉLICOS PARA COMPOR SUA DEFESA EM SEU PEQUENINO TERRITÓRIO, E PARA ISSO ARCARIA COM MAIS DÍVIDAS SEM SENTIDO PARA SEU POVO ?

ISSO NÃO É MENCIONADO ATUALMENTE NAS NEGOCIAÇÕES, POIS SÓ SE FALA NA FALTA DE CONDIÇÕES ATUAIS DE PAGAMENTO QUE A MESMA NÃO TEM, IMPONDO ASSIM MAIS UMA VEZ AO POVO GREGO O CUSTO DE UMA RENEGOCIAÇÃO QUE SÓ FOI BOA PARA OS MAIS PODEROSOS DA EUROPA.

ARMADILHAS DO DESEMPREGO BRASILEIRO !

MESMO EM TEMPOS DE UM QUADRO ECONÔMICO ADVERSO AOS INVESTIMENTOS, COM INFLAÇÃO E JUROS ALTOS, TEMOS ALGUM CRESCIMENTO NO SEGMENTO DE FRANQUIAS, LIGADO DIRETAMENTE AO NÍVEL DE CRESCIMENTO DA TAXA DE DESEMPREGO,  SEM QUE PARA ISSO, SE TENHA CONSISTÊNCIA DESTE MOVIMENTO A CURTO PRAZO NA ECONOMIA.

MUITOS PROFISSIONAIS APROVEITAM O FORTE AMBIENTE DE DESEMPREGO, QUE AO RECEBEREM SUAS INDENIZAÇÕES INICIAM UMA CARREIRA EMPREENDEDORA POR NECESSIDADE, MUITO AO CONTRÁRIO DA BUSCA POR OPORTUNIDADES, E ISSO JUSTAMENTE SE DÁ PELA DIFICULDADE DE RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, SEM TEREM A CONSCIÊNCIA  E PERCEBEREM AS ARMADILHAS QUE ENFRENTARÃO.

ENTRE FICAR TENTANDO UM COLOCAÇÃO PROFISSIONAL E O SONHO DE SER DONO DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, MUITOS SE LANÇAM AO MAR SEM TEREM OS COLETES SALVA VIDAS PARA ENFRENTAREM DIAS DE MAR REVOLTO.

A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE O SETOR QUE IRÃO ATUAR, O POUCO PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA COMPOR OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA SUPORTAREM OS CUSTOS, ATÉ  QUE SE OBTENHA O PONTO DE EQUILÍBRIO DO NEGÓCIO E O MAIS IMPORTÂNTE DE TODOS, UM FLUXO DE CAIXA ADEQUADO  PARA NÃO NECESSITAREM DE EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS COM JUROS EXTORSIVOS, SÃO CERTAMENTE AS PRINCIPAIS ARMADILHAS QUE ESTES ENFRENTARÃO

MUITOS AO FINAL DE UM ANO, ACABAM PERDENDO SUAS INDENIZAÇÕES DE ANOS DE TRABALHO CONQUISTADOS, ALÉM DE ASSUMIREM DÍVIDAS QUE NÃO CONSEGUIRÃO PAGAR, IMPONDO MUITAS VEZES TAMBÉM, INCLUSIVE RISCOS PATRIMONIAIS QUE LEVARAM BOA PARTE DE SUAS VIDAS PARA CONQUISTAREM. 

terça-feira, 7 de julho de 2015

O RECADO DADO PELA GRÉCIA AO MUNDO !

 O PRECEDENTE QUE A GRÉCIA ESTÁ ABRINDO COM SEU PLEBISCITO DE "NÃO" A AUSTERIDADE E "SIM" A FLEXIBILIDADE DE NEGOCIAÇÃO PARA SUA SOBREVIVÊNCIA, É SEM DÚVIDA O MAIOR RISCO NO MOMENTO PARA A ZONA DO EURO.

OS RISCOS MAIS LATENTES SÃO TANTO, O ENFRAQUECIMENTO DA MOEDA UNICA, COMO TAMBÉM A TRANQUILIDADE DO BC EUROPEU , NAS FUTURAS NEGOCIAÇÕES A FRENTE COM OS DEMAIS PAÍSES ENDIVIDADOS, QUE SE SUBMETERAM AS MESMAS AUSTERIDADES DO BC LOCAL.

OS MERCADOS FINANCEIROS IRÃO CONTABILIZAR SEUS PREJUÍZOS COM A SAÍDA DA GRÉCIA CASO NÃO HAJA UMA FLEXIBILIZAÇÃO DE PAGAMENTO DA DÍVIDA GREGA E SEUS OS REFLEXOS, MESMO QUE MÍNIMOS, TRARÃO  DESCONFORTOS FUTUROS NESTES MERCADOS, ELEVANDO-SE ALGUMAS TAXAS DE RISCOS DE ALGUNS PAÍSES EM SITUAÇÃO SEMELHANTES, COM POSSÍVEIS NEGOCIAÇÕES FUTURAS.

O CAMINHO MAIS PRÓSPERO SERIA O ESGOTAR DAS NEGOCIAÇÕES CASO NÃO HOUVESSE A RIGIDEZ USUAL DO BC ATRAVÉS DE SUAS INFLUENCIAS POLÍTICAS REGIONAIS MAIS FORTES, MAS INFELIZMENTE ESTÁ VISÃO  NÃO HOUVE E ASSIM OS RISCOS DE UM MODO GERAL SERÃO AUMENTADOS CONSEQUENTEMENTE A DIANTE, TANTO PARA A EUROPA,  COMO PARA O RESTO DO MUNDO, QUE VERÁ UMA MENOR LIQUIDEZ. 

"O RECADO QUE PODE FICAR COM ESTE EPISÓDIO, É QUE NADA PODE SER TÃO RÍGIDO QUE NÃO SE POSSA MUDAR NESTE CAPITALISMO PREDADOR, EM FAVOR DA SOBREVIVÊNCIA COM DIGNIDADE, DAS GERAÇÕES FUTURAS COM MENOS RECURSOS PRODUTIVOS."

segunda-feira, 29 de junho de 2015

RISCOS GEO-POLÍTICOS DA GRÉCIA !

A GRÉCIA PODERÁ DAR UMA RESPOSTA AO ESTILO CAPITALISTA MODERNO TANTO NA AJUDA ECONÔMICA, BEM COMO AOS  INTERESSES DE INTEGRAÇÃO  UTILIZADOS PELA EUROPA, NA SUA FORMATAÇÃO DA COMUNIDADE ECONÔMICA EUROPÉIA E FORTALECIMENTO DA MOEDA ÚNICA, O EURO.

MUITO DIFERENTE DE OUTROS PAÍSES, NO QUAL TAMBÉM FORAM IMPOSTOS SEVEROS SACRIFÍCIOS A SEUS POVOS, COM PERDAS INCLUSIVE DE QUALIDADE DE VIDA ADQUIRIDAS AO LONGO DE GERAÇÕES, A MESMA NÃO TEM MUITO A OFERECER NO CURTO PRAZO AOS SEUS CREDORES DIANTE DO CENÁRIO ECONÔMICO  EM QUE VIVE A EUROPA E O MUNDO.

SEM MUITAS RIQUEZAS PARA HONRAR SEUS ENDIVIDAMENTOS A MÉDIO PRAZO, A GRÉCIA NÃO TEM MUITO A OFERECER A EUROPA NESTE MOMENTO PARA QUE A MESMA CONTINUE DENTRO DO EURO, MAS SIM, A EUROPA TERIA MUITO A PERDER SE ESTE PAÍS SAÍSSE  DO GRUPO DOS 19 PAÍSES DO BLOCO, DADO SUA POSIÇÃO GEO-POLÍTICA, EM UM MOMENTO EM QUE A REGIÃO SOFRE MUITO COM OS EFEITOS IMIGRATÓRIOS GLOBAIS.

O GRANDE RISCO QUE TEREMOS É O ATRASO AINDA MAIOR DA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA EUROPÉIA, POIS NÃO SE TENDO UM ACORDO A CONTENTO,  ABRINDO-SE MAIS, UMA PORTA,  DESAFIANDO O CONTROLE DOS RISCOS E POSSÍVEIS CONFLITOS SOCIAIS, GERADOS PELA DESIGUALDADES DO CAPITALISMO PREDADOR MODERNO.

JÁ OS EFEITOS ECONÔMICOS GLOBAIS SERÃO SENTIDOS COM UMA POSSÍVEL DESVALORIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS MOEDAS EM RELAÇÃO AO DÓLAR AMERICANO, ALÉM TAMBÉM DE FRAGILIZAR O EURO COMO OPÇÃO DE SEGUNDA MOEDA GLOBAL E ABRIR OUTRAS JANELAS EM RELAÇÃO AS MESMAS DIFICULDADES DE ECONOMIAS MAIS FRACAS DENTRO DO PRÓPRIO BLOCO EUROPEU.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

BRASIL, UM PAÍS DISTANTE DOS BRASILEIROS !

O BRASIL PARECE ESTAR SOFRENDO  DE UMA SÉRIA CRISE DE IDENTIDADE, ONDE PRESENCIAMOS  NOSSOS SENADORES MAIS PREOCUPADOS COM ESFERAS TÃO DISTANTES DA REALIDADE E DOS PROBLEMAS DO POVO, AO INSISTIREM EM FAZEREM POLÍTICA, ATRAVÉS DE VISITAS AOS PRESOS POLÍTICOS NA VENEZUELA, 

NÃO PODEMOS ENTENDER TAMANHA PREOCUPAÇÃO DESTES POLÍTICOS, DIANTE DOS DIVERSOS PROBLEMAS E DO ATUAL DESCRÉDITO EM QUE AS INSTITUIÇÕES NACIONAIS SE ENCONTRAM,  DEIXANDO CONSTANTEMENTE O POVO SEM SOLUÇÕES PARA AS CRISES BÁSICAS QUE ATRAVESSAM  GERAÇÕES,  COMO A DA SAÚDE E  DA SEGURANÇA PÚBLICA, 

" IMPRESSIONANTE É O PREÇO QUE AINDA TEREMOS DE PAGAR POR NÃO TERMOS UMA LIDERANÇA NACIONAL DISPOSTA EM REVERTER O QUADRO ATUAL, IMPLANTANDO E REALIZANDO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DE LONGO PRAZO, QUE NOS PERMITIRIA SAIRMOS DESTE  ATRASO DE DÉCADAS, PARA ATINGIRMOS O POTENCIAL QUE TEMOS COMO NAÇÃO E TAMBÉM COMO ECONOMIA MUNDIAL."

ENQUANTO TIVERMOS OS INTERESSES POLÍTICOS PARTIDÁRIOS SEMPRE A FRENTE DO PROGRESSO NACIONAL, FATIANDO O BRASIL E COM ESTA CLASSE NOCIVA SE BENEFICIANDO, CONTINUAREMOS SENDO UM MERO PAÍS DE TERCEIRO MUNDO, MESMO COM UMA ECONOMIA FIGURANDO ENTRE AS DEZ MAIORES GLOBALIZADAS DO PLANETA E DEMOSTRANDO AO MUNDO APENAS A NOSSA TAMANHA INCOMPETÊNCIA E VONTADE DE TENTARMOS  REDUZIR ESSA DESIGUALDADE QUE TANTO INJUSTIÇA O NOSSO PRÓPRIO POVO.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

SISTEMA DE PREVIDÊNCIA, FALÊNCIA MUNDIAL !!

NOVAMENTE  VOLTAMOS A DISCUTIR  A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E SEUS CÁLCULOS  PARA UMA APOSENTADORIA NA QUAL CONTEMPLE O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E DA IDADE IDEAL EM QUE AS NOVAS GERAÇÕES POSSAM GARANTIR HOJE, UM NÚMERO SUPERAVITÁRIO PARA A PREVIDÊNCIA NO FUTURO.

INFELIZMENTE ESSA CONTA É INVIÁVEL, POIS JÁ SE NOTA A MUITO TEMPO UMA MUDANÇA CONSTANTE NA BASE DA PIRÂMIDE EM RELAÇÃO A POPULAÇÃO JOVEM, QUE SUSTENTARÁ OS MAIS VELHOS, FAIXA CRESCENTE, EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO, E ASSIM, ESSA QUESTÃO VOLTARÁ SEMPRE A TONA GERANDO POLÊMICAS COMO AS ATUAIS.

NA DÉCADA DE 90 FUI VISITAR O INSTITUTO DE  PREVIDÊNCIA AMERICANO, O NOSSO INPS BRASILEIRO, E JÁ NAQUELA ÉPOCA, OS RESPONSÁVEIS PELA PREVIDÊNCIA LOCAL MENCIONAVAM A FALÊNCIA DESTE SISTEMA A NÍVEL MUNDIAL, FACE AO ENVELHECIMENTO  EM QUE A POPULAÇÃO SE ENCONTRA EM CONTRATE A UM  NÚMERO MENOR DE JOVENS PARA SE RENOVAR O SISTEMA DE PREVIDENCIÁRIO.

SENDO UMA QUESTÃO MUNDIAL, O QUE  NECESSITAMOS MESMO É  UM PLANO DE LONGO PRAZO ONDE ESTE GARANTA UM CRESCIMENTO DA RENDA DO TRABALHADOR E O MESMO ADQUIRA SUA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, FAZENDO COM QUE SUA POUPANÇA AO LONGO DOS ANOS TRABALHADOS, GARANTA UMA  RENDA QUE  SE COMPLEMENTARIA A POSSÍVEL REMUNERAÇÃO MÍNIMA NA QUAL A PREVIDÊNCIA OFERECERIA, DIMINUINDO DESTA FORMA, A DEPENDÊNCIA DOS FUTUROS GOVERNOS.

PENSAR EM UMA FORMA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PLANEJADA PARA O POVO, AFIM DE SE CONTRIBUIR  PARTE DOS SEUS SALÁRIOS ATRAVÉS DE UMA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, QUE BEM FISCALIZADA PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES, NO QUE TANGE AS APLICAÇÕES DOS RECURSOS A LONGO PRAZO, SERIA A ÚNICA MANEIRA PARA QUE POSSAMOS EQUALIZAR NO FUTURO QUAISQUER DIFICULDADES E GARANTIRMOS UMA RENDA DIGNA, A QUEM REALMENTE TRABALHOU E GEROU POUPANÇA AO LONGO DE TODA A SUA VIDA.

ESSA É A NOVA REALIDADE DO MUNDO E QUE TEMOS DE ENFRENTA-LA QUANTO ANTES, POIS AO ADIARMOS ESSE CONCEITO E SUA APLICAÇÃO, ESTAREMOS SEMPRE DISCUTINDO ESTES MESMOS PONTOS E NÃO SE CHEGANDO AOS NÚMEROS VIÁVEIS, TÃO DESEJADOS !

quarta-feira, 10 de junho de 2015

OS EFEITOS AINDA DA INFLAÇÃO INERCIAL !

O GOVERNO TERÁ MUITO TRABALHO E VIGILÂNCIA AO LONGO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 PARA COMBATER A INFLAÇÃO QUE PERSISTE AINDA CAUSADA PARTE PELO EFEITO DA  INÉRCIA, GERANDO DESTA FORMA A MANUTENÇÃO DE UM AMBIENTE NEGATIVO QUE CONTINUARÁ CONTAMINANDO POR MAIS TEMPO BOA PARTE DOS EMPRESÁRIOS NACIONAIS.

COM ISSO DEVEMOS PRESENCIAR A CONTÍNUA ELEVAÇÃO DOS JUROS E TAMBÉM SUA MANUTENÇÃO EM 2016, ATÉ QUE BOA PARTE DOS EFEITOS DANOSOS DESTE REMÉDIO AMARGO COMECEM A SEREM SENTIDOS NA ECONOMIA REAL, ATRAVÉS DE UMA MAIOR ELEVAÇÃO NA TAXA DE DESEMPREGO OU MESMO, EM UMA CONTRAÇÃO MAIS AGRESSIVA DO PIB BRASILEIRO EM 1,5%,  PARA 2015, PARA OS MAIS OTIMISTAS.

O FATOR DETERMINANTE PARA REVERSÃO DESTE QUADRO NACIONAL PASSA PRIORITARIAMENTE PELA MELHORA NO AMBIENTE DOMÉSTICO ATRAVÉS DE UMA SOCIEDADE MAIS ATUANTE E OTIMISTA, QUE CONSIGA ACREDITAR NOVAMENTE NAS INSTITUIÇÕES E TAMBÉM NAS  POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PROPOSTAS.

O DESCRÉDITO NO QUAL O GOVERNO E AS INSTITUIÇÕES NACIONAIS SE ENCONTRAM SÃO PASSÍVEIS DE REVERSÃO NO CURTO PRAZO DESDE QUE HAJAM AÇÕES CONVERGENTES TANTO NA QUESTÃO DA MORALIZAÇÃO DAS MESMAS, COMO TAMBÉM NA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DA CORRUPÇÃO NACIONAL.

AS PRÓXIMAS GERAÇÕES ESPERAM ANSIOSAS TAMBÉM POR UMA NOVA POLÍTICA COM PROJETOS NACIONAIS QUE SEJAM SUSTENTÁVEIS A LONGO PRAZO E NÃO POLÍTICOS COMO VEMOS ATUALMENTE, SENDO ASSIM, DEVERÃO SER INDEPENDENTES DE QUAISQUER MUDANÇAS DE GOVERNOS E TENDO COMO CUNHO PRINCIPAL, A CONTINUIDADE E O DESENVOLVIMENTO COLETIVO.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

PARA ONDE CAMINHA O CAPITALISMO ?

TIVEMOS GRANDES EVENTOS ECONÔMICOS QUE GERARAM REFLEXOS DE RÁPIDA DESTRUIÇÃO DA RIQUEZA GLOBAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, NOS FAZENDO ASSIM, REPENSAR PARA ONDE CAMINHA O CAPITALISMO MODERNO E EM DE QUE FORMA O MESMO EVOLUIRÁ, CONTINUANDO A SE CONSOLIDAR.

A ÚLTIMA CRISE FINANCEIRA DE 2008 ABALOU FORTEMENTE AS GRANDES ECONOMIAS MUNDIAIS AFETANDO DIRETAMENTE A GERAÇÃO DE RIQUEZA DESTAS MESMAS,POTÊNCIAS, QUE JÁ SE CONSIDERAVAM BASTANTES MADURAS EM SEUS AMBIENTES SOCIAIS, PROCESSOS POLÍTICOS DEMOCRÁTICOS  E TAMBÉM NAS SUAS PARCERIAS COMERCIAIS CONSOLIDADAS.

NOTAMOS QUE NESTE AMBIENTE DE CRISE, PARTE DESTA RIQUEZA FOI GERADA POR MUITAS ,MANIPULAÇÕES DE MERCADOS, ONDE TAXAS DE REMUNERAÇÃO DE TÍTULOS ERAM ACORDADAS ENTRE GRANDES INSTITUIÇÕES FAVORECENDO OS MESMOS GRUPOS, PARA SEMPRE  FINANCIAR O PODER EM TROCA DAS INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS, UTILIZANDO ASSIM REGRAS E PRÁTICAS DESLEAIS.

CORRUPÇÕES GLOBAIS EM DIVERSOS SETORES TAMBÉM SÃO VISTAS COMO MEROS PROCESSOS COSTUMEIROS, ESPIONAGENS SÃO FEITAS E DISFARÇADAS EM ARGUMENTAÇÕES A FAVOR DA SEGURANÇA NACIONAL E A RIQUEZA EM QUESTÃO, NÃO MUDA DE MÃO E NÃO ATENUA AS DISCREPÂNCIAS DA DESIGUALDADE GLOBAIS QUE EM ÉPOCA DE CRISE SÃO MAIS LATENTES.

AS CONSEQUÊNCIAS DISSO TUDO SÃO O QUE PRESENCIAMOS NESTES TEMPOS MODERNOS, O DESEQUILÍBRIO DOS PROCESSOS IMIGRATÓRIOS AO REDOR DO MUNDO, ONDE A PARCELA DOS MENOS FAVORECIDOS POR ESTE CAPITALISMO ATUANTE, AUMENTAM A CADA DIA, POR PURA SOBREVIVÊNCIA BÁSICA.

NÃO SABEMOS AO CERTO OS RESULTADOS DA DIREÇÃO TOMADA DESTA LINHA EVOLUTIVA DE UM CAPITALISMO SEM REFERÊNCIAS, QUE TERÁ DE ARCAR EM CERTO MOMENTO, COM SUAS CONSEQUÊNCIAS CASO O MESMO NÃO SEJA REPENSADO AO MENOS EM UM REQUISITO BÁSICO, NA SOLUÇÃO IMEDIATA DA DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE GLOBAL, PARA QUE ESTA NÃO SE VOLTE CONTRA ESSE MESMO CAPITALISMO E DESESTABILIZE AS GRANDES NAÇÕES, COM SEUS CONSOLIDADOS PROCESSOS DE PAZ E CRESCIMENTOS SOCIAIS. 


segunda-feira, 1 de junho de 2015

JUROS ALTOS E RISCOS AUMENTADOS !

O MERCADO FINANCEIRO NACIONAL AGUARDA POR  MAIS UMA ELEVAÇÃO NOS JUROS NA PRÓXIMA REUNIÃO TÉCNICA DO BC, COM POSSÍVEL ALTA DA TAXA SELIC EM 0,50%, NA TENTATIVA DESESPERADA DO GOVERNO EM FREAR A INFLAÇÃO, QUE PROJETA QUASE 9% NO ACUMULADO PARA 12 MESES.

COM ESSAS EXPECTATIVAS A PROCURA POR TÍTULOS INDEXADOS A INFLAÇÃO CONTINUARÃO SENDO A MELHOR E MAIS SEGURA OPÇÃO DOS INVESTIDORES, QUE POR SUA VEZ VERÃO O CICLO VICIOSO AUMENTANDO A DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA NO DECORRER DO SEGUNDO SEMESTRE  E SEUS IMPACTOS DIRETOS NOS FRACOS BALANÇOS DAS EMPRESAS. 

ALÉM DA DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA AFETANDO GRANDES EMPRESAS, VAMOS PRESENCIAR TAMBÉM O ENGESSAMENTO DE MUITOS  PROJETOS PELA FALTA DE RECURSOS QUE DEIXARÃO DE CIRCULAR. SEGUNDO AS NECESSIDADES QUE O PAÍS TEM  PARA VOLTAR AO EQUILÍBRIO FISCAL, TÃO MATEMATICAMENTE CALCULADO PELOS ECONOMISTAS CONTEMPORÂNEOS.

OUTROS RISCOS QUE IRÃO PERMEAR A CABEÇA DOS INVESTIDORES AINDA ESTE ANO SERÃO OS CRÉDITOS PRIVADOS, POIS PARA MANTEREM RENTABILIDADE E ATRATIVIDADE DE SEUS INVESTIMENTOS,  SERÃO EXIGIDAS RENTABILIDADES MAIORES  DESTAS  EMPRESAS TOMADORAS DE RECURSOS, E ESTAS SEM PODEREM AUFERIR OS RESULTADOS  ESPERADOS, AUMENTARÃO SIGNIFICATIVAMENTE A POSSIBILIDADE DE "DEFAULT" NOS SEUS COMPROMISSOS.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA CORRUPÇÃO DA FIFA ?

O QUE ESTA POR TRÁS DA GRANDE CORRUPÇÃO DA FIFA, ÓRGÃO MAIOR NA ORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL MUNDIAL, É A PERGUNTA QUE MUITOS FAZEM DIANTE DA ATUAÇÃO DO F.B.I. SOMENTE AGORA, COM A ARGUMENTAÇÃO DE LAVAGEM DE DINHEIRO, PASSANDO POR LÁ, NOS E.U.A.

JÁ ERA SABIDO POR TODOS QUE A CORRUPÇÃO DENTRO DA ESTRUTURA DA FIFA É ANTIGA E PODEROSA, COM ATUAÇÃO DE UM CARTEL ONDE SEUS ELEITOS FICAVAM POR MUITO TEMPO NO CARGO, NÃO OXIGENANDO A INSTITUIÇÃO  ATRAVÉS DA RENOVAÇÃO DE NOMES E IDÉIAS QUE TRAGAM MELHORIAS CONSIDERÁVEIS AO ESPORTE MUNDIAL, NO QUAL ESTE,  GERA VALORES BILIONÁRIOS A FIFA.  

OS VALORES ENVOLVIDOS EM UMA COMPETIÇÃO DE QUATRO EM QUATRO ANOS CHAMARAM A ATENÇÃO DA AMÉRICA, QUE SOMENTE NA ÚLTIMA EDIÇÃO, CHEGARAM A RENDER A FIFA, NA REALIZAÇÃO DA COPA DE FUTEBOL NO BRASIL, ALGO NA ORDEM DE U$ 5 BILHÕES EM CONTRATOS DE PROPAGANDAS COM PATROCINADORES OFICIAIS E DIREITOS DE VENDAS DE PRODUTOS REFERENTES A COMPETIÇÃO.

COM ESSAS CIFRAS E VALORES EXPRESSIVOS MUITOS INTERESSANTES EM ÉPOCA DE CRISE FINANCEIRA GLOBAL, O PAÍS QUE PROVAVELMENTE  MAIS INVESTE EM ESPORTE PROPORCIONALMENTE AO SEU PIB NÃO PODIA FICAR DE FORA DESTA GERAÇÃO DE RIQUEZA, RESOLVENDO ASSIM ATUAR DE FORMA TRADICIONAL COMO "XERIFE" GLOBAL,  PONDO ORDEM NAS ROUBALHEIRAS E QUEM SABE, NAS ALTERNÂNCIAS DOS GRUPOS TRADICIONALMENTE MANIPULADORES DENTRO DA INSTITUIÇÃO, 

OUTRO FATOR RELEVANTE MENCIONADO POR MUITOS É A CONTINUIDADE DA RETALIAÇÃO POLÍTICA A RUSSIA QUE É ARROLADA COM UMA DAS DIVERSAS  CONFEDERAÇÕES INTERNACIONAIS DE FUTEBOL, QUE SE VENDIAM POR TROCA MUITAS VEZES, DA REALIZAÇÃO DE UM CAMPEONATO EM SEU PAÍS,COM DINHEIRO FRIO QUE IAM DIRETO PARA A CÚPULA DA DIREÇÃO DA ENTIDADE, A FIFA.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

AJUSTE FISCAL PARA "INGLÊS VER " !

O GOVERNO BRASILEIRO FALA EM AJUSTE FISCAL PARA POR ORDEM NAS CONTAS DO ESTADO, MAS NESTE MOMENTO SÓ ESCUTAMOS QUE O TAL AJUSTE VIRÁ ATRAVÉS DOS CORTES NOS INVESTIMENTOS EM DIVERSOS SETORES E SEUS IMPACTOS  SERÃO INEVITÁVEIS PARA ECONOMIA BRASILEIRA.

ALÉM DA DEGRADAÇÃO DA IMAGEM DO GOVERNO PERANTE O ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO NA MAIOR ESTATAL DO PAÍS, A PETROBRAS, PESAM CONTRA O MESMO O CENÁRIO DE INFLAÇÃO ALTA QUE DESTRÓI O PODER DE COMPRA DOS MENOS FAVORECIDOS, JUNTO COM O AUMENTO GRADUAL DA TAXA DE DESEMPREGO, ATRAVÉS DA PARALISIA DE BOA PARTE DAS EMPRESAS, SUSPENDENDO NOVOS PROJETOS DE MELHORIAS E FUTURAS AMPLIAÇÕES.

COM O AMBIENTE CONTAMINADO E OS DADOS MACROECONÔMICOS CADA VEZ PIORES, NÃO TEMOS COMO ACREDITAR QUE A RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS POSSA SE DAR REALMENTE NO DECORRER DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015, ATÉ PORQUE, NÃO SE HOUVE POR PARTE DESTE MESMO GOVERNO UMA PROPOSTA DE REDUÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA, COMO PARTE FUNDAMENTAL DESTE AJUSTE FISCAL TÃO ANUNCIADO.

COM ESTE QUADRO CRÍTICO E "PARA INGLÊS VÊ", SÓ DEVEMOS ESPERAR  MAIS TURBULÊNCIAS E DETERIORAÇÃO DAS RELAÇÕES POLÍTICAS ENTRE O GOVERNO E A OPOSIÇÃO, QUE DIFICULTARÁ AINDA MAIS A VIDA DO GOVERNO EM APROVAR MEDIDAS NECESSÁRIAS ´PARA REVERTERMOS O QUADRO CAÓTICO NO QUAL NOS ENCONTRAMOS.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

INVESTIDOR ENTRE "COMPRAR OU VENDER" !

O QUADRO ECONÔMICO DO BRASIL MOSTRA FORTE RETRAÇÃO DA ECONOMIA PARA 2015 DIANTE DOS POSSÍVEIS AJUSTES A SEREM IMPLEMENTADOS POR PARTE DO GOVERNO, ONDE SEUS REFLEXOS JÁ PODEM SER SENTIDOS EM ALGUMAS EMPRESAS QUANDO ESTAS,  REPENSAM  EM SEUS PROJETOS E EM SEUS QUADROS DE FUNCIONÁRIOS.

OS INVESTIDORES POR SUA VEZ DIANTE DESSA POSSÍVEL RETRAÇÃO DA ECONOMIA NACIONAL ESPERAM UMA DEFINIÇÃO DO ÍNDICE IBOVESPA, NO QUAL ENCONTRA-SE EM UM PATAMAR MUITO PRÓXIMO DO FUNDO DA CRISE DE 2008, QUANDO ESTE ATINGIU O VALOR DE 12.500 PONTOS DOLARIZADOS

SEGUNDO OS ANALISTAS TÉCNICOS, O NÍVEL DE HOJE EM 19.000 PONTOS EM DÓLAR, SERÁ DETERMINANTE PARA QUE NAS PRÓXIMAS 3 SEMANAS SEJA SINALIZADA UMA NOVA FASE DE REAÇÃO OU MESMO, A VOLTA DO ÍNDICE IBOVESPA PARA O FUNDO DA CRISE DE 2008 CONFIRMANDO-SE ASSIM NESTA HIPÓTESE,  AS ATUAIS EXPECTATIVAS  NEGATIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2015.

POR OUTRO LADO, COM O REAL DESVALORIZADO E OS JUROS ALTOS ATRAINDO CADA VEZ MAIS O CAPITAL ESPECULATIVO, QUE ENTRA NO BRASIL VIA MERCADO ATRAVÉS DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS, DIFICILMENTE TEREMOS A CERTEZA QUE O MERCADO ACIONÁRIO MERGULHARÁ CERTEIRAMENTE PARA O NÍVEL TÉCNICO MENCIONADO, O QUE COLOCA MAIS UMA VEZ UMA TRISTE DÚVIDA NA CABEÇA DO INVESTIDOR,  O QUE FAZER?  "COMPRAR OU VENDER" ! 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

BRASIL E A HORA MARCADA PARA O OTIMISMO !

A CRISE ECONÔMICA QUE SE ABATE SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA É SEM DÚVIDA MAIS UM DESSES MOMENTOS QUE SOMOS FORÇADOS A APRENDERMOS, NOS REINVENTANDO E SUPERANDO ASSIM, AS TRADICIONAIS DIFICULDADES JÁ CONHECIDAS PELO POVO BRASILEIRO.

O DESEMPREGO CRESCENTE, A  INFLAÇÃO MUITO ACIMA DA META E DO CONTROLE, OS JUROS ESTRATOSFÉRICOS E O PESSIMISMO SOBRE ESSAS DIFICULDADES TODAS, JÁ SÃO VELHAS NO CONVÍVIO DOS BRASILEIROS E NÃO DEVEM PERDURAR MUITO TEMPO, POIS NOSSA SORTE É QUE SOMOS UM POVO DE ASTRAL MUITO ELEVADO E NÃO FICAMOS MUITO TEMPO ATOLADOS NO PESSIMISMO QUE CONTAGIA E SEMPRE GERA O INÍCIO DE UM CICLO VICIOSO.

O ANO DE 2015 SERÁ REALMENTE MUITO DIFÍCIL, POIS EVIDENCIARÁ AO LONGO DO MESMO TODOS ESSES PONTOS NEGATIVOS CONHECIDOS, TORNANDO AS NOSSAS EXPECTATIVAS EM UMA REALIDADE BEM MAIS DURA, MAS CERTAMENTE TOLERÁVEL PARA QUE POSSAMOS APRENDER MAIS UMA VEZ COM AS MESMAS E VELHAS DIFICULDADES, TENDO A CERTEZA QUE O PIOR JÁ TERIA PASSADO  AO CHEGARMOS AO FINAL DESTE MESMO ANO.

JÁ AO ENTRARMOS EM 2016 E CERTAMENTE PELO TEMPO, ESTAREMOS CANSADOS DE TANTO PESSIMISMO E TAMBÉM DAS DIFICULDADES ECONÔMICAS IMPOSTAS POR MAIS ESSA CRISE INTERNA, ESTANDO ASSIM, UM POUCO MAIS CONSCIENTES DAS REAIS CAUSAS GERADORAS DESTE ATUAL MOMENTO, SAINDO BEM MAIS FORTES, COM O MESMO OTIMISMO DE SEMPRE E MAIS AMADURECIDOS PARA INICIARMOS UM NOVO CICLO VIRTUOSO QUE POSSA TRAZER UMA NOVA ORDEM POLÍTICA, PASSANDO O PAÍS A LIMPO COM UMA\ FORTE REDUÇÃO NA CORRUPÇÃO NACIONAL.

domingo, 3 de maio de 2015

BRASIL, PIORAR ANTES DE MELHORAR!

A PROJEÇÕES PARA A ECONOMIA BRASILEIRA SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, TANTO PELO  LADO DO GOVERNO COMO TAMBÉM PELO LADO DO MERCADO FINANCEIRO, SÃO QUE ANTES DE MELHORAR, VEREMOS ALGUNS NÚMEROS PIORAREM MUITO ATÉ QUE AS COISAS COMECEM A ENTRAR NOS EIXOS.

O GOVERNO DE CONTINUIDADE COMO O ATUAL, QUE LEVOU O PAÍS A MELHORAR A VIDA DE TANTOS TRABALHADORES, CRIAR EXPECTATIVAS DE CRESCIMENTO EM DIVERSAS CIDADES EM FUNÇÃO DO CRESCIMENTO DA FUTURA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL, É O MESMO QUE DESILUDE E TIRA A ESPERANÇA DESTE MESMO POVO AGORA.

AS RAZÕES ALEGADAS AGORA SÃO  ECONÔMICAS, REAIS E NÃO MAIS AS POLÍTICAS, QUE PERDERAM A CREDIBILIDADE E SENDO ASSIM,  NÃO DÃO MAIS PARA SUSTENTAREM OS  INVESTIMENTOS SEM O PLANEJAMENTO  ADEQUADO PARA O PAÍS, COM O RESULTADO, MAIS UMA VEZ  VINDO NA CONTA DO POVO, QUE PERDE SEU EMPREGO POR PURA CONTÍNUA MÁ GESTÃO PÚBLICA.

DIVERSOS SETORES AINDA ESTÃO NO INÍCIO DE SUAS DIFICULDADES, COMO POR EXEMPLO, O AUTOMOBILÍSTICO QUE ESTANDO COM OS ESTOQUES ALTOS TENTAM DE TUDO PARA DESOVÁ-LOS COM DESCONTOS MÚLTIPLOS PARA VENDEREM SEUS AUTOS NOVOS E RETALHANDO DIRETAMENTE O NÍVEL  DE VAGAS DISPONÍVEIS.

A REBOQUE DESTE VIRÃO OUTROS SETORES QUE  SENTIRÃO TAMBÉM A REDUÇÃO DA DEMANDA DE SEUS PRODUTOS, SEJA POR MEDO MOMENTÂNEO QUE A ECONOMIA ATRAVESSE, SEJA POR AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA OU MESMO  PELA FALTA DE EXPECTATIVAS DE REVERSÃO COM SEUS RESULTADOS MAIS POSITIVOS, ATRAVÉS DAS POLÍTICAS ATUAIS DE AUSTERIDADES ADOTADAS. 

domingo, 5 de abril de 2015

ZONA DO EURO E A DEPENDÊNCIA DA ALEMANHA !

A ZONA DO EURO  ENCONTRA-SE NA TOTAL DEPENDÊNCIA DOS INVESTIMENTOS DA ALEMANHA PARA ACELERAR SEU CRESCIMENTO EM MEIO A CRISE QUE PARECE AINDA GERAR REFLEXOS EM DIVERSAS ECONOMIAS DO BLOCO EUROPEU.

COM ESSE QUADRO O QUE PARECE É QUE A EUROPA É UM GRANDE PAÍS ONDE SEU GOVERNO CENTRAL OU FEDERAL, A ALEMANHA, RESOLVE SEGURAR SEUS GASTOS PÚBLICOS PARA MANTER O SEU SUPERAVIT EM SUAS CONTAS, DEIXANDO DESTA FORMA OS DEMAIS ESTADOS, A MERCÊ DA POLÍTICA REGIONAL.

QUANTO MAIS TEMPO SE PASSA, OS ESTADOS VIZINHOS AO GOVERNO CENTRAL ALEMÃO, TÃO DEPENDENTES DESTES INVESTIMENTOS, SE TORNAM MAIS VULNERÁVEIS E FRÁGEIS, TENDO ASSIM MAIS DIFICULDADES EM RECUPERAR SEUS RITMOS DE CRESCIMENTO, FREANDO-SE  COM ISSO TODO O DESENVOLVIMENTO DO CONTINENTE.   

A ALEMANHA É O MOTOR DA ZONA DO EURO E PORTANTO TEM SUAS RESPONSABILIDADES PROPORCIONAIS  CONFORME SUA FORÇA ECONÔMICA E POR ISSO, NESTE MOMENTO DEVE TER A SENSIBILIDADE, JÁ QUE O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO BLOCO EUROPEU DEPENDE TÃO SOMENTE DO SEU OLHAR PARA FORA, JUSTIFICANDO-SE  A VELHA IDEIA DA UNIFICAÇÃO E DE UM BLOCO UNIDO E FORTE ! 

domingo, 29 de março de 2015

BRASIL 2015, INFELIZMENTE A CONTA CHEGOU !

O CONTÁGIO DO AMBIENTE ATUAL, QUE VAI DESDE AS REVELAÇÕES DE CORRUPÇÕES E FRAUDES,, INDO ATÉ A EXPECTATIVA NEGATIVA DE 1% PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2015, AFETA DIRETAMENTE O DESEMPREGO E A INTENÇÃO DOS NOVOS INVESTIMENTOS  PARA O CORRENTE ANO .

O CUSTO QUE O PAÍS PAGARÁ PARA COLOCAR A ECONOMIA NOVAMENTE NO RITMO DE CRESCIMENTO, PAGANDO-SE AS CONTAS POR TANTOS SUBSÍDIOS SOCIAIS ELEITOREIROS, SERÁ MESMO ATRAVÉS DO AUMENTO DA TAXA DE DESEMPREGO DA ECONOMIA FORMAL.

AO INVÉS DE SE DISTRIBUIR PARTE DA POPULAÇÃO DESTES  PROJETOS SOCIAIS AO MERCADO DE TRABALHO FORMAL COM A MELHORA DA ECONOMIA, SE MANTEVE A MESMA NESTES PROGRAMAS CRIANDO COM ISSO, A FALSA IMPRESSÃO DE CRESCIMENTO E MELHORA GERAL COM A MANUTENÇÃO DO CONSUMO SOCIAL.

NESSA HORA EM QUE A CONTA CHEGA, ATRAVÉS DE UMA INFLAÇÃO QUE A MUITO TEMPO NÃO SE VIA, UM CÂMBIO BASTANTE DESVALORIZADO E UM PAÍS DESACREDITADO AOS OLHOS DO INVESTIDOR ESTRANGEIRO E TAMBÉM A VOLTA DOS JUROS EXORBITANTES PARA O TOMADOR DE EMPRÉSTIMOS, QUE TEMOS A CERTEZA DA INCOMPETÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA SEM SE QUER TERMOS FEITO UM PLANEJAMENTO MÍNIMO PARA O PAÍS A LONGO PRAZO.

SERÁ UM ANO DE LAMENTAÇÕES E SEM MUITO OTIMISMO DIANTE DO REMÉDIO AMARGO QUE TEREMOS DE TOMAR, E COMO SEMPRE, O POVO PAGARÁ A CONTA DESTA INCOMPETÊNCIA SIMPLESMENTE POR NÃO SABER EXIGIR SEUS DIREITOS, DADO A SUA BAIXA EDUCAÇÃO POLÍTICA E CÍVICA, QUE A DÉCADAS SÃO IMPOSTAS E ACEITADAS POR TODOS. 

quinta-feira, 26 de março de 2015

A CORRUPÇÃO É QUESTÃO DA MENTALIDADE NACIONAL ?

O UNIVERSO DAS ATUAIS INVESTIGAÇÕES SOBRE O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA PETROBRÁS SUGERE QUE ESTE AMBIENTE CRIADO NO BRASIL É MAIOR E MUITO MAIS ABRANGENTE DO QUE SE IMAGINA, INCLUSIVE EM OUTRAS ESTRUTURAS GOVERNAMENTAIS, SEGUNDO A ANÁLISE DO PROCURADOR DA REPÚBLICA QUE DIRIGE O CASO DE FORMA SERENA E CONVICTA.

DENTRO DO ESPECTRO DE VARIÁVEIS QUE JUSTIFICAM OS CAMINHOS TOMADOS PELA CONTAMINAÇÃO DA CORRUPÇÃO ESTÃO PRIMORDIALMENTE A CULTURA DO BRASILEIRO, QUE ATRAVÉS DE GERAÇÕES FOI LEVADO A PENSAR E A AGIR  SEMPRE LEVANDO VANTAGEM, UTILIZANDO-SE DA FAMOSA  LEI POPULAR DO "GERSON".

COMO RESOLVER ESSA QUESTÃO TÃO IMPORTÂNTE PARA O PAÍS JÁ QUE A IMAGEM DE MUITOS ESTÃO INSERIDOS NESTA FORMA DE PENSAR E CONSEQUENTEMENTE NA DE AGIR, SE BENEFICIANDO DE SITUAÇÕES SIMPLES NO DIA A DIA ATÉ AS MAIS RELEVANTES E COMPLEXAS, COMO ESSE ÚLTIMO ESCÂNDALO CHAMADO DE PETRODUTO, PROPINODUTO, PETROLÃO E OUTROS TANTOS NOMES MAIS.  

SEGUNDO O PROCURADOR, O CONCEITO DE IMPUNIDADE ATUAL, COM AS PENAS IMPUTADAS HABITUALMENTE,  NÃO AJUDAM EM NADA A REVERTER O QUADRO QUE TEMOS E ACABA BATENDO FUNDO NO SENTIMENTO DE DESCRÉDITO DO POVO EM RELAÇÃO A JUSTIÇA NACIONAL, QUANDO VEMOS AS MESMAS DECISÕES E RECURSOS UTILIZADOS NA PRÓPRIA JUSTIÇA, COM RESULTADOS INSIGNIFICANTES.

SERÁ UMA TAREFA MUITO  DIFÍCIL MAIS UMA VEZ A SE TENTAR,  POIS ALEM DE MEXER NA MENTALIDADE E NO COMPORTAMENTO DAS NOVAS GERAÇÕES, MEXE TAMBÉM NO CURTO PRAZO,  COM UMA CLASSE PODEROSA DENTRO DO PAÍS QUE  NEGOCIA ACORDOS EM DIVERSAS ESFERAS E CONTINUA LEVANDO VANTAGENS E SAINDO IMPUNE AOS OLHOS DA SOCIEDADE.

terça-feira, 17 de março de 2015

PETRÓLEO TEM RISCOS FORTES DE DESVALORIZAÇÃO !

O MERCADO DE PETRÓLEO (CRUDE OIL) NEGOCIADO NA NYMEX FLERTA COM SEU ÚLTIMO FUNDO DE PREÇO,, MAIS RECENTE, DE U$ 43,00 O BARRIL, MAS ESSE MOVIMENTO SEGUNDO ALGUNS ANALISTAS DE MERCADO, PODE SE TORNAR PERIGOSO QUANDO ANALISADO  OS  PARÂMETROS E FEITO AS PROJEÇÕES MERCADOLÓGICAS, POR ESTES MESMOS ANALISTAS.

O RISCO DA  RUPTURA DESTE NÍVEL ATUAL DO PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO E CONSEQUENTEMENTE UMA PROJEÇÃO DOS MESMOS PARA O PATAMAR SOMENTE ATINGINDO NA CRISE DE 2008, QUANDO VIMOS A COMMODITIE ATINGIR O PATAMAR PRÓXIMO DE U$ 33,00 É GRANDE  E PODE  CERTAMENTE VIRAR REALIDADE EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.

AS RAZÕES ECONÔMICAS ATUAIS PARA SE JUSTIFICAR ESTE MOVIMENTO, TEMOS DE SOBRA, TANTO PELO LADO DA ECONOMIA AMERICANA, COMO PELO CRESCIMENTO DO RESTO DO MUNDO QUE SE ENCONTRA AINDA COM FRACA RECUPERAÇÃO, DEMANDANDO AINDA NO CURTO PRAZO UM VOLUME DE CONSUMO MUITO ABAIXO DO NECESSÁRIO, PARA QUE AJA SUSTENTAÇÃO DOS PREÇOS, ACIMA DO NÍVEL DE U$ 50,00 O BARRIL.

TAMBÉM TEMOS HOJE CORROBORANDO COM ESTE QUADRO ANALÍTICO E ECONÔMICO, PROJETOS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA AO LONGO PLANETA, QUE ESTÃO SÃO IMPLEMENTADOS GRADUALMENTE  PARA TORNAREM OS GRANDES CONSUMIDORES ATUAIS DA COMMODITIE, BEM MENOS DEPENDENTES DAS FLUTUAÇÕES GEO-POLÍTICAS ONDE ESTAS, SE ENCONTRAM JUNTAMENTE DO NÚCLEO DAS MAIORES PRODUÇÕES MUNDIAIS.

segunda-feira, 16 de março de 2015

BRASIL, MOBILIZAÇÃO CONTRA A SOPA DE LETRINHAS !!

O MAPA DAS MANIFESTAÇÕES NESTE DOMINGO(15) MOSTRA BEM QUE NÃO SÓ AS CAPITAIS SE MOBILIZARAM, MAS TAMBÉM COMO ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO INTERIOR NOS PRINCIPAIS ESTADOS BRASILEIROS, REFLETINDO DESTA FORMA O PODER DO CHAMAMENTO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS.

O QUE FICOU CLARO É QUE INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO ECONÔMICA NACIONAL, QUE É CÍCLICA, O BRASILEIRO PARECE ESTAR CANSADO DAS ABERRAÇÕES FEITAS POR UMA CLASSE DESACREDITADA DE POLÍTICOS NACIONAIS OPORTUNISTAS TIRANDO PROVEITO PARA SEUS GRUPOS SEM RESPEITAR O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

O ESTOPIM PODE TER SIDO MESMO A PETROBRAS, MAS O QUE O CIDADÃO NÃO AGUENTA MAIS É A SOPA DE LETRINHAS QUE SE TEM HOJE DOS DIVERSOS PARTIDOS EXISTENTES,, QUE ALÉM  DE NÃO FAZEREM O PAÍS PROGREDIR,  SUGAM O QUE PODEM COM EXIGÊNCIAS DE CARGOS E FAVORECIMENTOS, AUMENTANDO-SE ASSIM,  AINDA MAIS OS CUSTOS DOS PAÍS E FACILITANDO A MULTIPLICAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL.

SÓ RESTOU MESMO AO GOVERNO SE JUSTIFICAR AO VER NA CAUSA  DA INSATISFAÇÃO DESTE MOVIMENTO, COM UM CARÁTER MAIS PESSOAL E DIRETO A PRESIDENTE E AO PARTIDO DE  QUE A MESMA REPRESENTA,  COMO UM DISCURSO DE QUE A MANIFESTAÇÕES SÃO LEGÍTIMAS E DEMOCRÁTICAS.

A SITUAÇÃO ECONÔMICA FOI GERADA NÃO SOMENTE PELA CRISE EXTERNA, COMO MENCIONADA PELO GOVERNO, MAS POR TERMOS IMPLEMENTADO UM TIPO DE ASSISTENCIALISMO ELEITOREIRO E DE FAVORECIMENTOS A PARTIDOS E POLÍTICOS QUE USAM O PODER E INFLUÊNCIAS PARA ENRIQUECEREM AOS CUSTOS  DO POVO, 

quinta-feira, 12 de março de 2015

PARA ONDE CAMINHAM OS MERCADOS ?

O PANORAMA DOS MERCADOS FINANCEIROS A FRENTE PARECE SER NÃO MUITO SUSTENTÁVEL, POIS AS EXPECTATIVAS NÃO MELHORARAM AO PONTO DE SE REVERTER O CENÁRIO ATUAL, ATRAVÉS DE UMA POSSÍVEL VALORIZAÇÃO DOS ATIVOS GLOBAIS NO CURTO PRAZO.

O PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO (CRUDE OIL) COTADO NA NYMEX,  POR EXEMPLO, NÃO TEM PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO, PODENDO ATÉ RECUAR NOVAMENTE PARA O SEU ÚLTIMO PISO DE U$ 44,00 DIANTE DA REALIDADE DE MANUTENÇÃO DO FRACO CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS ;

OS MERCADOS ACIONÁRIOS, COMO O DOW  JONES E O IBOVESPA, AMBOS PARECEM ENTRAREM EM PROCESSO DE AJUSTES TANTO PELAS EXPECTATIVAS DE ALTA DOS JUROS AMERICANO E CONSEQUENTEMENTE DA VALORIZAÇÃO DA MOEDA LOCAL, E NO BRASIL, POR CONTA DO  QUADRO DE DESCRÉDITO POLÍTICO E DA CORRUPÇÃO INSTALADA EM ESTATAIS, QUE NÃO OFERECEM ASSIM O INCENTIVO JUSTIFICÁVEL PARA INVESTIMENTOS DE ORIGEM EXTERNA  E DOMÉSTICA NO BRASIL, MOMENTANEAMENTE..

COM ESSE QUADRO,COM UMA TAXA SELIC ALTA POR  UMA INFLAÇÃO ELEVADA ATÉ AO FINAL DE 2015, AJUSTES FISCAIS NECESSÁRIOS,  DÓLAR FORTE DIANTE DO EXPOSTO INTERNACIONAL E A CRISE DOMÉSTICA, NÃO RESTARÁ AOS INVESTIDORES ASSISTIREM O MERCADO ACIONÁRIO RECUAR NOVAMENTE AO SEU ÚLTIMO PISO DE 44.000 PONTOS, PODENDO ESTE, SE ROMPIDO RAPIDAMENTE CONFORME A DETERIORAÇÃO DO AMBIENTE POLÍTICO ECONÔMICO ATUAL, ATRAVÉS DAS ELUCIDAÇÕES NA CPI DA PETROBRÁS.

segunda-feira, 9 de março de 2015

GOVERNO TENTA CONFUNDIR PARA CONTINUAR ILUDIR !

O ATUAL GOVERNO BRASILEIRO FALA QUE A CRISE INTERNACIONAL E AS DIFICULDADES DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DAS GRANDES POTÊNCIAS SÃO EFETIVAMENTE OS RESPONSÁVEIS PELO ESTÁGIO DE ESTAGNAÇÃO EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO COMO POR EXEMPLO, O CASO DO BRASIL, AFRICA DO SUL, ÍNDIA OU RUSSIA.

O MAIS IMPRESSIONANTE É QUE ESSA TEMPESTADE QUE VIVEMOS E O ESTADO DE DESCRÉDITO FOI PROVOCADO PELO MESMO GOVERNO QUE TEVE TODAS AS MESMAS FERRAMENTAS QUE UTILIZOU PARA CONQUISTAR O RESPEITO INTERNACIONAL E O GRAU DE INVESTIMENTO NO PASSADO, 

O QUE SE TEM HOJE COM "PLUS" AGRAVANTE, ALÉM DA FORTE CORRUPÇÃO, É MUITA INCOMPETÊNCIA GERENCIAL ALIADA A VELHA DOSE DE GANÂNCIA PÚBLICA PARTIDÁRIA, SUGANDO COMO SEMPRE AS FUTURAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO NACIONAL.

O ABSURDO GOVERNAMENTAL É ASSOCIAR ESTE MOMENTO DE INDIGNAÇÃO DA SOCIEDADE, FAZENDO RELAÇÃO AO GOLPE MILITAR DE 1964, COM A AÇÃO MOVIDA PELAS REDES SOCIAIS DE PROTESTOS PREVISTOS PARA ESTE MÊS, PREOCUPANDO SOMENTE A ESTE MESMO GOVERNO E AOS VÁRIOS POLÍTICOS OPORTUNISTAS DA SITUAÇÃO,  QUE TENTAM SE ESCONDER DOS FATOS, MESMO DEPOIS DE SEUS SUPOSTOS ENVOLVIMENTOS NO ESCÂNDALO DA PETROBRAS ATRAVÉS DA MENÇÃO DE SEUS NOMES NA LISTA DE ENVOLVIDOS,   

O QUADRO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA É CAÓTICO, GERANDO COM ISSO, INCERTEZAS ECONÔMICAS DO PONTO DE VISTA DE AMPLIAÇÃO OU MESMO CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS E INVESTIMENTOS, AFETANDO ASSIM,  DIRETAMENTE  UMA MELHORA NA EXPECTATIVA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS QUE O PAÍS TANTO NECESSITA.

O REFLEXO DISSO É A ALTA DO DÓLAR, JUROS ASTRONÔMICOS, INFLAÇÃO PERTINENTE E O DESCRÉDITO CONTINUADO COM MAIS REBAIXAMENTOS DAS NOTAS DOS PAÍS DIFICULTANDO  O PAÍS EM ROLAR SUA DÍVIDA EXTERNA.

quinta-feira, 5 de março de 2015

POR TRÁS DA ALTA DO DÓLAR ?

O  QUE ESTÁ POR TRÁS DA ALTA DO DÓLAR RECENTEMENTE PODE SER EXPLICADO FACILMENTE SE FIZERMOS O SIMPLES RACIOCÍNIO DE UM INVESTIDOR GLOBAL, NO QUAL TENTA DIVERSIFICAR SEUS INVESTIMENTOS E PORRIFÓLIOS ATRAVÉS DO MUNDO ATUAL GLOBALIZADO E ALTAMENTE CONECTADO.

ESTE INVESTIDOR MESMO SABENDO QUE NO BRASIL A TAXA DE JUROS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS SAIU DE 7,25% A.A. PARA ATUAIS 12,25% A.A., OFERECENDO DESTA FORMA A MELHOR RENTABILIDADE E REMUNERAÇÃO  DO PLANETA, NÃO QUEREM MAIS CORRER OS RISCOS DO PAÍS E VOLTAM COM SEUS RECURSOS PARA ALGUM PORTO MAIS SEGURO.

HOJE A ALTA DA MOEDA AMERICANA EM RELAÇÃO AS PRINCIPAIS MOEDAS INTERNACIONAIS, QUE CONTINUAM ACOMPANHANDO O MOVIMENTO GLOBAL COM AS EXPECTATIVAS DE VALORIZAÇÃO DOS TÍTULOS AMERICANOS,  FOI NA ORDEM DE 0,40%, E NO BRASIL, ESTA VALORIZAÇÃO ATINGIU NO FECHAMENTO DO DIA,  1,80%,  SENDO MAIS DE 4 VEZES A VARIAÇÃO MÉDIA DAS DEMAIS.

POR TRÁS DESSA VALORIZAÇÃO TEMOS TAMBÉM O POSSÍVEL REBAIXAMENTO DA NOTA DE CRÉDITO DOS TÍTULOS BRASILEIROS POR MAIS DUAS AGÊNCIAS DE RISCO INTERNACIONAIS, QUE CONSEQUENTEMENTE DIANTE DO QUADRO ECONÔMICO E POLÍTICO VISTO, TENDEM CERTAMENTE A ACOMPANHAREM A PRIMEIRA AGÊNCIA QUE JÁ HAVIA REBAIXADO O RATING BRASILEIRO RECENTEMENTE.

COM ESSA GRANDE E VIÁVEL EXPECTATIVA NEGATIVA, NÃO RESTA AO INVESTIDOR ESTRANGEIRO, TROCAR RAPIDAMENTE SEUS REAIS DESVALORIZADOS POR DÓLARES VALORIZADOS, CORRENDO O RISCO INCLUSIVE DE PERDEREM NESTA CONVERSÃO QUANDO FOR SACRAMENTADA MAIS ESTES DOIS REBAIXAMENTOS E A IMPOSSIBILIDADES DE MANTEREM SEUS INVESTIMENTOS EM UM PAÍS COM RISCO AUMENTADO E DETERIORANDO GRADUALMENTE.

ALGUNS PROFISSIONAIS E ANALISTAS DE MERCADO DIANTE DESTE QUADRO, QUE NÃO É DIFÍCIL DE IMAGINAR,  ESPERAM UMA VALORIZAÇÃO CERTA PARA O DÓLAR DE AINDA NA ORDEM DE 10%  FRENTE AO REAL, QUE POSSIVELMENTE LEVARÁ A MOEDA AMERICANA A VALER,  R$ 3,30 POR U$ 1,00 AMERICANO 

segunda-feira, 2 de março de 2015

VIVEREMOS MESMO UM ATOLEIRO EM 2015 ?

NÃO PRECISAMOS SER ANALISTAS ECONÔMICOS OU MESMO ECONOMISTAS PARA PREVERMOS A RETRAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA ESTE ANO DE 2015,  QUE SEGUNDO OS PRÓPRIOS, JÁ FALAM EM DESACELERAÇÃO DO PIB EM 0,5% PRELIMINARMENTE DIANTE DOS RECENTES FATOS QUE GERARAM A PERDA DA CREDIBILIDADE ENTRE OS EMPRESÁRIOS NACIONAIS E OS TRABALHADORES, .

DENTRE OS FATOS MAIS CONCRETOS PARA IMAGINARMOS UM PIB FRACO, TEMOS A FALTA DE ÁGUA, QUE GEROU A MAIOR CRISE HÍDRICA DA HISTÓRIA DO PAÍS, E CHEGOU SER ATRIBUÍDA COMO CULPA, AO SANTO "SÃO PEDRO" E NÃO A FALTA DE UM PLANEJAMENTO.MÍNIMO COM AÇÕES CONJUNTAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANTEVISTAS, PARA REDUZIRMOS O CONSUMO GRADUALMENTE E O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS ATUAIS.

A REBOQUE DA FALTA DE AGUÁ, QUE COLOCA O PAÍS EM ALERTA PARA UM POSSÍVEL RACIONAMENTO EM ALGUMAS REGIÕES, TEMOS A IMPOSSIBILIDADE DE PODERMOS CRESCER CONTINUAMENTE, POIS PARA TANTO, NECESSITARÍAMOS DE MAIS ENERGIA A UM CUSTO VIÁVEL, SENDO QUE ESTAS, SÃO GERADAS PELAS BACIAS HÍDRICAS E QUE AS MESMAS SE ENCONTRAM  LITERALMENTE VAZIAS..

JÁ O CONSUMIDOR QUE PAGARÁ A CONTA POR UM FORNECIMENTO MAIS CARO DESTE CONSUMO ALTERNATIVO, QUASE 70%, SENTIRÁ TANTO NO BOLSO REDUZINDO SEU ORÇAMENTO MENSAL, BEM COMO UMA MENOR OFERTA DE EMPREGOS, EXCLUSIVAMENTE PELO TRAVAMENTO ECONÔMICO QUE ESTAREMOS.

POR ESTES SIMPLES MOTIVOS, QUE SÃO PARTES INTEGRANTE E IMPORTÂNTES DO MOTOR PRODUTIVO NACIONAL, É QUE VIMOS RECENTEMENTE MANCHETES INTERNACIONAIS INDICAREM QUE O BRASIL SE ENCONTRA  EM ESTÁGIO E   QUADRO DE ATOLEIRO GERAL.