quarta-feira, 3 de junho de 2015

PARA ONDE CAMINHA O CAPITALISMO ?

TIVEMOS GRANDES EVENTOS ECONÔMICOS QUE GERARAM REFLEXOS DE RÁPIDA DESTRUIÇÃO DA RIQUEZA GLOBAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, NOS FAZENDO ASSIM, REPENSAR PARA ONDE CAMINHA O CAPITALISMO MODERNO E EM DE QUE FORMA O MESMO EVOLUIRÁ, CONTINUANDO A SE CONSOLIDAR.

A ÚLTIMA CRISE FINANCEIRA DE 2008 ABALOU FORTEMENTE AS GRANDES ECONOMIAS MUNDIAIS AFETANDO DIRETAMENTE A GERAÇÃO DE RIQUEZA DESTAS MESMAS,POTÊNCIAS, QUE JÁ SE CONSIDERAVAM BASTANTES MADURAS EM SEUS AMBIENTES SOCIAIS, PROCESSOS POLÍTICOS DEMOCRÁTICOS  E TAMBÉM NAS SUAS PARCERIAS COMERCIAIS CONSOLIDADAS.

NOTAMOS QUE NESTE AMBIENTE DE CRISE, PARTE DESTA RIQUEZA FOI GERADA POR MUITAS ,MANIPULAÇÕES DE MERCADOS, ONDE TAXAS DE REMUNERAÇÃO DE TÍTULOS ERAM ACORDADAS ENTRE GRANDES INSTITUIÇÕES FAVORECENDO OS MESMOS GRUPOS, PARA SEMPRE  FINANCIAR O PODER EM TROCA DAS INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS, UTILIZANDO ASSIM REGRAS E PRÁTICAS DESLEAIS.

CORRUPÇÕES GLOBAIS EM DIVERSOS SETORES TAMBÉM SÃO VISTAS COMO MEROS PROCESSOS COSTUMEIROS, ESPIONAGENS SÃO FEITAS E DISFARÇADAS EM ARGUMENTAÇÕES A FAVOR DA SEGURANÇA NACIONAL E A RIQUEZA EM QUESTÃO, NÃO MUDA DE MÃO E NÃO ATENUA AS DISCREPÂNCIAS DA DESIGUALDADE GLOBAIS QUE EM ÉPOCA DE CRISE SÃO MAIS LATENTES.

AS CONSEQUÊNCIAS DISSO TUDO SÃO O QUE PRESENCIAMOS NESTES TEMPOS MODERNOS, O DESEQUILÍBRIO DOS PROCESSOS IMIGRATÓRIOS AO REDOR DO MUNDO, ONDE A PARCELA DOS MENOS FAVORECIDOS POR ESTE CAPITALISMO ATUANTE, AUMENTAM A CADA DIA, POR PURA SOBREVIVÊNCIA BÁSICA.

NÃO SABEMOS AO CERTO OS RESULTADOS DA DIREÇÃO TOMADA DESTA LINHA EVOLUTIVA DE UM CAPITALISMO SEM REFERÊNCIAS, QUE TERÁ DE ARCAR EM CERTO MOMENTO, COM SUAS CONSEQUÊNCIAS CASO O MESMO NÃO SEJA REPENSADO AO MENOS EM UM REQUISITO BÁSICO, NA SOLUÇÃO IMEDIATA DA DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE GLOBAL, PARA QUE ESTA NÃO SE VOLTE CONTRA ESSE MESMO CAPITALISMO E DESESTABILIZE AS GRANDES NAÇÕES, COM SEUS CONSOLIDADOS PROCESSOS DE PAZ E CRESCIMENTOS SOCIAIS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário