O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ALTA DO DÓLAR RECENTEMENTE PODE SER EXPLICADO FACILMENTE SE FIZERMOS O SIMPLES RACIOCÍNIO DE UM INVESTIDOR GLOBAL, NO QUAL TENTA DIVERSIFICAR SEUS INVESTIMENTOS E PORRIFÓLIOS ATRAVÉS DO MUNDO ATUAL GLOBALIZADO E ALTAMENTE CONECTADO.
ESTE INVESTIDOR MESMO SABENDO QUE NO BRASIL A TAXA DE JUROS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS SAIU DE 7,25% A.A. PARA ATUAIS 12,25% A.A., OFERECENDO DESTA FORMA A MELHOR RENTABILIDADE E REMUNERAÇÃO DO PLANETA, NÃO QUEREM MAIS CORRER OS RISCOS DO PAÍS E VOLTAM COM SEUS RECURSOS PARA ALGUM PORTO MAIS SEGURO.
HOJE A ALTA DA MOEDA AMERICANA EM RELAÇÃO AS PRINCIPAIS MOEDAS INTERNACIONAIS, QUE CONTINUAM ACOMPANHANDO O MOVIMENTO GLOBAL COM AS EXPECTATIVAS DE VALORIZAÇÃO DOS TÍTULOS AMERICANOS, FOI NA ORDEM DE 0,40%, E NO BRASIL, ESTA VALORIZAÇÃO ATINGIU NO FECHAMENTO DO DIA, 1,80%, SENDO MAIS DE 4 VEZES A VARIAÇÃO MÉDIA DAS DEMAIS.
POR TRÁS DESSA VALORIZAÇÃO TEMOS TAMBÉM O POSSÍVEL REBAIXAMENTO DA NOTA DE CRÉDITO DOS TÍTULOS BRASILEIROS POR MAIS DUAS AGÊNCIAS DE RISCO INTERNACIONAIS, QUE CONSEQUENTEMENTE DIANTE DO QUADRO ECONÔMICO E POLÍTICO VISTO, TENDEM CERTAMENTE A ACOMPANHAREM A PRIMEIRA AGÊNCIA QUE JÁ HAVIA REBAIXADO O RATING BRASILEIRO RECENTEMENTE.
COM ESSA GRANDE E VIÁVEL EXPECTATIVA NEGATIVA, NÃO RESTA AO INVESTIDOR ESTRANGEIRO, TROCAR RAPIDAMENTE SEUS REAIS DESVALORIZADOS POR DÓLARES VALORIZADOS, CORRENDO O RISCO INCLUSIVE DE PERDEREM NESTA CONVERSÃO QUANDO FOR SACRAMENTADA MAIS ESTES DOIS REBAIXAMENTOS E A IMPOSSIBILIDADES DE MANTEREM SEUS INVESTIMENTOS EM UM PAÍS COM RISCO AUMENTADO E DETERIORANDO GRADUALMENTE.
ALGUNS PROFISSIONAIS E ANALISTAS DE MERCADO DIANTE DESTE QUADRO, QUE NÃO É DIFÍCIL DE IMAGINAR, ESPERAM UMA VALORIZAÇÃO CERTA PARA O DÓLAR DE AINDA NA ORDEM DE 10% FRENTE AO REAL, QUE POSSIVELMENTE LEVARÁ A MOEDA AMERICANA A VALER, R$ 3,30 POR U$ 1,00 AMERICANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário