segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O IMPACTO DA PÓLVORA CHINESA !

Os Mercados Financeiros Globais amanheceram em nível de "estresse" exclusivamente vindos pelo inexperiente mercado chinês, onde sua bolsa local teve mais uma forte derrocada em suas principais ações negociadas.

Mesmo sendo o mercado chinês composto principalmente por investidores individuais, pessoas físicas comuns, sem muita experiência e  com uma economia ainda fechada para os moldes do capitalismo moderno, gerará a frente grande preocupação pela expectativa de desaceleração no seu crescimento econômico, que pode ser abaixo dos 7% a.a. para esta década, na média.

Fica evidente que a China não conseguirá manter o nível de evolução visto nas últimas décadas, gerando mais "pólvora" e aumentando os riscos para o resto do mundo, que por sua vez terá que aprender a conviver com um parceiro comercial mais enfraquecido, voltado para o seu mercado interno, como única estratégia de manutenção de um crescimento sustentável, que possa evitar riscos futuros  de conflitos sociais locais.  

Neste cenário, teremos um possível resto de década mais enfraquecido para os preços das commodities e assim, países exportadores das mesmas, como Brasil, Austrália e outro mais, poderão sentir estes efeitos diretamente em suas economias e em suas balanças comerciais.

Mas essa expectativa não é nenhuma novidade já que os movimentos globais ainda demonstram muita fragilidade para os países desenvolvidos e bastantes dificuldades para os países emergentes, devendo por isso, postergarmos um pouco mais a recuperação global tão esperada e desejada, para se reverter o ciclo atual de desaceleração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário