A QUEDA FORTE DE HOJE NOS MERCADOS ACIONÁRIOS DA EUROPA, CONTAGIANDO AUTOMATICAMENTE O DOW DONES EM NY E TAMBÉM OS MERCADOS EMERGENTES, DEMONSTRA UM COMPORTAMENTO DE AUMENTO DA AVERSÃO AO RISCO, DIVERGINDO BASTANTE DO MOVIMENTO VERIFICADO NAS ÚLTIMAS SEMANAS.
TENTANDO ENTENDER O REAJUSTE ABRUPTO NOS PREÇOS DAS AÇÕES DE UM MODO GERAL, NÃO CONSEGUIMOS ACEITAR A JUSTIFICATIVA QUE A INFORMAÇÃO DIVULGADA PELO GOVERNO CHINÊS EM REDUZIR O CRESCIMENTO DE 8% PARA 7,5% EM 2012, SERIA O PRINCIPAL O RESPONSÁVEL PARA TAL MOVIMENTO DE QUEDA.
A EXPLICAÇÃO MAIS PLAUSÍVEL PARA A FORTE QUEDA, PODERIA SER A DIFICULDADE QUE A GRÉCIA ENFRENTARÁ JUNTO AOS SEUS CREDORES, NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA ( 08), QUANTO A RENEGOCIAÇÃO DA ROLAGEM DA DÍVIDA, COM O DESCONTO JÁ ACERTADO DE 53% E TAXA DE JUROS MAIS BAIXAS.
CASO NÃO SE TENHA UMA ADESÃO DE PELO MENOS 75% DOS CREDORES NESTA ROLAGEM DE QUINTA-FEIRA, PODEREMOS PRESENCIAR UM AGRAVAMENTO DA CRISE GREGA GERANDO MAIS UMA VEZ, ESPECULAÇÕES SOBRE UMA POSSÍVEL A SAÍDA DA MESMA, DA ZONA DO EURO COM A CONCRETIZAÇÃO DE UM CALOTE GENERALIZADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário