AS RECENTES OFERTAS DE RECURSOS DISPONÍVEIS COLOCADOS PELOS DIVERSOS BANCOS CENTRAIS DA EUROPA, EUA, REINO UNIDO E JAPÃO, COM A PRÁTICA DE JUROS MUITOS BAIXOS, TENDO O INTUITO EXCLUSIVO DE RECUPERAR SUAS ECONOMIAS REATIVANDO O CONSUMO DOMÉSTICO, PODE ACABAR GERANDO ESTRAGOS EM ECONOMIAS COMO O BRASIL.
NO BRASIL ALGUNS IMPACTOS DESSE MOVIMENTO JÁ PODEM SER SENTIDOS ATRAVÉS DA ENXURRADA DE DÓLARES QUE ENTRAM NO MERCADO LOCAL E FORÇAM DIARIAMENTE A TAXA DE CÂMBIO PARA PATAMARES QUE PREJUDICAM AINDA MAIS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BRASILEIRA.
O GOVERNO BRASILEIRO DEVE FICAR ATENTO COM A ABUNDÂNCIA DE LIQUIDEZ INTERNACIONAL, POIS EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO CONSEGUINDO FAZER CAPTAÇÕES NO MERCADO EXTERNO E SE APROVEITANDO DAS BAIXAS TAXAS COBRADAS ARBITRANDO ESTES RECURSOS COM AS OPORTUNIDADES DESTOANTE DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS, DO MERCADO LOCAL.
COM ISSO, EMPRESAS NACIONAIS SE ENDIVIDAM EM MOEDA ESTRANGEIRA E APLICAM ESSES RECURSOS GERANDO GANHOS FINANCEIROS, EM VEZ DE APROVEITAREM ESTA OPORTUNIDADE PARA ALAVANCAREM A PRODUÇÃO INTERNA, GERANDO MAIS COMPETITIVIDADE E CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário