OS MERCADOS ACIONÁRIOS MUNDIAIS VÃO CAMINHANDO PARA UM INÍCIO DE 2012 CONTRARIANDO TODAS AS EXPECTATIVAS PARA UM ANO CUJA A PREVISÃO É BAIXO CRESCIMENTO ECONÔMICO GLOBAL E FORTE AJUSTE FISCAL.
COM UM COMPORTAMENTO ADVERSO AO REBAIXAMENTO DOS RATING´S DE PAÍSES EUROPEUS, AFETANDO DIRETAMENTE AO FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO DA REGIÃO, O VÍES DE ALTA CONTINUA ATÉ MESMO APÓS A DIVULGAÇÃO DA REDUÇÃO NO CRESCMENTO DA ALEMANHA DE 1% PARA 0,7% E GLOBALMENTE, COM REDUÇÃO DE 1,4% PARA OS PAÍSES DESENVOLVIDOS E 5,4% PARA OS EMERGENTES.
AS ALTAS NOS MERCADOS ACIONÁRIOS COLOCAM OS ÍNDICES EUROPEUS MUITO PRÓXIMOS DO ROMPIMENTO DOS NÍVEIS DE OUT/2011, NO CASO DO DAX ALEMÃO, EM 6.450 PTOS, NO CAC DA FRANÇA EM 3.350 PTOS E NO FTSE DE LONDRES EM 5.750 PTOS, APENAS ACIMA DESTE NÍVEL DE OUT/11 ESTÃO O DOW JONES (12.300 PTOS) E O IBOVESPA DO BRASIL (60.000 PTOS).
A ALTA DESTE MÊS JÁ CORRIGE QUASE METADE DA DESVALORIZAÇÃO ACUMULADA DE TODO O ANO DE 2011 E AINDA COM O CENÁRIO ECONÔMICO BASTANTE NEBULOSO, TODO CUIDADO DO INVESTIDOR É POUCO, NA HORA DE FAZER NOVAS POSIÇÕES, EVITANDO ASSIM NÃO SER PEGO POR SURPRESAS DESAGRADÁVEIS E FATOS JÁ CONTEMPLADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário