domingo, 15 de janeiro de 2012

EUROPA PÓS REBAIXAMENTO DE RATING´S !

A EUROPA NA PRÓXIMA SEMANA PASSARÁ POR MAIS UM TESTE DE FOGO AO VER NOVAMENTE AS TAXAS DE ROLAGEM DAS  DÍVIDAS SOBERANAS  VOLTAREM A SUBIR.

COM A ELEVAÇÃO DOS JUROS PELO MERCADO DE TÍTULOS DE DÍVIDA SOBERANA, CONSEQUÊNCIA DO REBAIXAMENTO DOS RATING´S, PROVAVELMENTE VEREMOS AS SEQUELAS EM VÁRIOS SEGMENTOS DA ECONOMIA EUROPÉIA ATRAVÉS DOS CUSTOS MAIORES NOS EMPRÉSTIMOS,  REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS, MENOR GERAÇÃO DE EMPREGOS E ATÉ REPASSE DE ALGUM TIPO DE CUSTO EM SERVIÇOS BÁSICOS ONDE O ESTADO TEM PARTICIPAÇÃO.

UMA DAS EXPLICAÇÕES DAS AGÊNCIAS DE RISCO PARA OS REBAIXAMENTOS FOI  A CONSIDERAÇÃO DA POSSIBILIDADE  DE  MAIS 40% DE UM QUADRO RECESSIVO ESTE ANO NA ZONA DO EURO, ALÉM DA DIFICULDADE COMPETITIVA DE ALGUNS PAÍSES DO BLOCO EUROPEU COMO GRÉCIA, PORTUGAL ENTRE OUTROS GERAREM RECEITAS PARA PROVEREM OS AJUSTES FISCAIS NECESSÁRIOS.. 

COM ESSAS EXPECTATIVAS A ALEMHA QUE ESCAPOU MOMENTANÊAMENTE DE UM REBAIXAMENTO, AGORA UMA REALIDADE MAIS PRÓXIMA, TENTARÁ AGILIZAR A IMPLEMENTAÇÃO MAIS RÁPIDA DOS PROGRAMAS APROVADOS NO FINAL DE 2011, TEMENDO CONTÁGIO LOCAL E TENTANDO DE CERTA FORMA CONTRA-ATACAR COM A IDÉIA DA CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DE RISCO EUROPÉIA.

SERÁ NECESSÁRIO  MAIS QUE NOVAS AGÊNCIAS PARA MOSTRAR O CAMINHO SÓLIDO DA RECUPERAÇÃO DA REGIÃO,  A POSTURA DE UM BC EUROPEU INDEPÊNDENTE E ATUANTE NO ATUAL MOMENTO, PROVENDO LIQUIDEZ NECESSÁRIA DIANTE DAS NOVAS TURBULÊNCIAS,  AFASTRARÃO AS ESPECULAÇÕES OPORTUNISTAS EVITANDO A DETERIORAÇÃO DOS MERCADOS DE DÍVIDAS PÚBLICAS E PREJUDICANDO AINDA MAIS OS PAÍSES  JÁ FRAGILIZADOS NESTA CRISE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário