O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO REÚNE HOJE NO CURTO PRAZO TODAS AS CARACTERÍSTICAS PARA UMA INICIAR UMA DESVALORIZAÇÃO ATÉ PRÓXIMO DO NÍVEL DOS 45.000 PONTOS, TANTO EM SUAS PRINCIPAIS AÇÕES, COMO TAMBÉM AS QUE FAZEM PARTE E COMPÕE O ÍNDICE IBOVESPA.
DENTRE ESSAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS ESTÃO O ESCÂNDALO DA MAIOR EMPRESA DE PETRÓLEO DO PAÍS, A PETROBRAS, QUE TEVE INQUÉRITO INVESTIGATIVO NOS E.U.A. AUMENTANDO SUBSTANCIALMENTE A EXPOSIÇÃO DE RISCO DA EMPRESA, COMO EM IGUAL TEOR, DO ATUAL GOVERNO QUE TENTA BUSCAR SUA CREDIBILIDADE EXTERNA DE FORMA DESESPERADA.
COM ISSO DIFICILMENTE ESCAPAREMOS DE UM POSSÍVEL REBAIXAMENTO DA NOTA DE CRÉDITO E DO RATING DE INVESTIMENTO DO PAÍS, MENCIONADO AQUI MESMO EM POSTAGENS ANTERIORES, DEVIDO A ESTES TANTOS EPISÓDIOS E TAMBÉM, AS DIVERSAS EXPECTATIVAS DE UM CRESCIMENTO PÍFIO PARA O PRÓXIMO ANO.
TAMBÉM JUNTA-SE A ESTES, A CONTINUA MAQUIAGEM CONTÁBIL PARA ATINGIRMOS OS SUPERÁVITS FISCAIS, QUE ASSIM PERDEREMOS DE VEZ, A POUCA CONFIANÇA INTERNA QUE O EMPRESARIADO NACIONAL AINDA POSSA VIR A TER.
O RESULTADO SERÁ EMPRESÁRIOS DESACREDITADOS GERANDO MENOS INVESTIMENTOS E CONSEQUENTEMENTE, MENOS EMPREGOS, O QUE AFETARÁ DE FORMA DIRETA A TAXA DE OCUPAÇÃO DA POPULAÇÃO QUE POR SUA VEZ TENDERÁ AUMENTAR AO LONGO DE 2015, CASO ESTA TAMBÉM NÃO SOFRA UM NOVA MAQUIAGEM IGUALMENTE A TANTAS OUTRAS JÁ REALIZADAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário