domingo, 29 de março de 2015

BRASIL 2015, INFELIZMENTE A CONTA CHEGOU !

O CONTÁGIO DO AMBIENTE ATUAL, QUE VAI DESDE AS REVELAÇÕES DE CORRUPÇÕES E FRAUDES,, INDO ATÉ A EXPECTATIVA NEGATIVA DE 1% PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2015, AFETA DIRETAMENTE O DESEMPREGO E A INTENÇÃO DOS NOVOS INVESTIMENTOS  PARA O CORRENTE ANO .

O CUSTO QUE O PAÍS PAGARÁ PARA COLOCAR A ECONOMIA NOVAMENTE NO RITMO DE CRESCIMENTO, PAGANDO-SE AS CONTAS POR TANTOS SUBSÍDIOS SOCIAIS ELEITOREIROS, SERÁ MESMO ATRAVÉS DO AUMENTO DA TAXA DE DESEMPREGO DA ECONOMIA FORMAL.

AO INVÉS DE SE DISTRIBUIR PARTE DA POPULAÇÃO DESTES  PROJETOS SOCIAIS AO MERCADO DE TRABALHO FORMAL COM A MELHORA DA ECONOMIA, SE MANTEVE A MESMA NESTES PROGRAMAS CRIANDO COM ISSO, A FALSA IMPRESSÃO DE CRESCIMENTO E MELHORA GERAL COM A MANUTENÇÃO DO CONSUMO SOCIAL.

NESSA HORA EM QUE A CONTA CHEGA, ATRAVÉS DE UMA INFLAÇÃO QUE A MUITO TEMPO NÃO SE VIA, UM CÂMBIO BASTANTE DESVALORIZADO E UM PAÍS DESACREDITADO AOS OLHOS DO INVESTIDOR ESTRANGEIRO E TAMBÉM A VOLTA DOS JUROS EXORBITANTES PARA O TOMADOR DE EMPRÉSTIMOS, QUE TEMOS A CERTEZA DA INCOMPETÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA SEM SE QUER TERMOS FEITO UM PLANEJAMENTO MÍNIMO PARA O PAÍS A LONGO PRAZO.

SERÁ UM ANO DE LAMENTAÇÕES E SEM MUITO OTIMISMO DIANTE DO REMÉDIO AMARGO QUE TEREMOS DE TOMAR, E COMO SEMPRE, O POVO PAGARÁ A CONTA DESTA INCOMPETÊNCIA SIMPLESMENTE POR NÃO SABER EXIGIR SEUS DIREITOS, DADO A SUA BAIXA EDUCAÇÃO POLÍTICA E CÍVICA, QUE A DÉCADAS SÃO IMPOSTAS E ACEITADAS POR TODOS. 

quinta-feira, 26 de março de 2015

A CORRUPÇÃO É QUESTÃO DA MENTALIDADE NACIONAL ?

O UNIVERSO DAS ATUAIS INVESTIGAÇÕES SOBRE O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA PETROBRÁS SUGERE QUE ESTE AMBIENTE CRIADO NO BRASIL É MAIOR E MUITO MAIS ABRANGENTE DO QUE SE IMAGINA, INCLUSIVE EM OUTRAS ESTRUTURAS GOVERNAMENTAIS, SEGUNDO A ANÁLISE DO PROCURADOR DA REPÚBLICA QUE DIRIGE O CASO DE FORMA SERENA E CONVICTA.

DENTRO DO ESPECTRO DE VARIÁVEIS QUE JUSTIFICAM OS CAMINHOS TOMADOS PELA CONTAMINAÇÃO DA CORRUPÇÃO ESTÃO PRIMORDIALMENTE A CULTURA DO BRASILEIRO, QUE ATRAVÉS DE GERAÇÕES FOI LEVADO A PENSAR E A AGIR  SEMPRE LEVANDO VANTAGEM, UTILIZANDO-SE DA FAMOSA  LEI POPULAR DO "GERSON".

COMO RESOLVER ESSA QUESTÃO TÃO IMPORTÂNTE PARA O PAÍS JÁ QUE A IMAGEM DE MUITOS ESTÃO INSERIDOS NESTA FORMA DE PENSAR E CONSEQUENTEMENTE NA DE AGIR, SE BENEFICIANDO DE SITUAÇÕES SIMPLES NO DIA A DIA ATÉ AS MAIS RELEVANTES E COMPLEXAS, COMO ESSE ÚLTIMO ESCÂNDALO CHAMADO DE PETRODUTO, PROPINODUTO, PETROLÃO E OUTROS TANTOS NOMES MAIS.  

SEGUNDO O PROCURADOR, O CONCEITO DE IMPUNIDADE ATUAL, COM AS PENAS IMPUTADAS HABITUALMENTE,  NÃO AJUDAM EM NADA A REVERTER O QUADRO QUE TEMOS E ACABA BATENDO FUNDO NO SENTIMENTO DE DESCRÉDITO DO POVO EM RELAÇÃO A JUSTIÇA NACIONAL, QUANDO VEMOS AS MESMAS DECISÕES E RECURSOS UTILIZADOS NA PRÓPRIA JUSTIÇA, COM RESULTADOS INSIGNIFICANTES.

SERÁ UMA TAREFA MUITO  DIFÍCIL MAIS UMA VEZ A SE TENTAR,  POIS ALEM DE MEXER NA MENTALIDADE E NO COMPORTAMENTO DAS NOVAS GERAÇÕES, MEXE TAMBÉM NO CURTO PRAZO,  COM UMA CLASSE PODEROSA DENTRO DO PAÍS QUE  NEGOCIA ACORDOS EM DIVERSAS ESFERAS E CONTINUA LEVANDO VANTAGENS E SAINDO IMPUNE AOS OLHOS DA SOCIEDADE.

terça-feira, 17 de março de 2015

PETRÓLEO TEM RISCOS FORTES DE DESVALORIZAÇÃO !

O MERCADO DE PETRÓLEO (CRUDE OIL) NEGOCIADO NA NYMEX FLERTA COM SEU ÚLTIMO FUNDO DE PREÇO,, MAIS RECENTE, DE U$ 43,00 O BARRIL, MAS ESSE MOVIMENTO SEGUNDO ALGUNS ANALISTAS DE MERCADO, PODE SE TORNAR PERIGOSO QUANDO ANALISADO  OS  PARÂMETROS E FEITO AS PROJEÇÕES MERCADOLÓGICAS, POR ESTES MESMOS ANALISTAS.

O RISCO DA  RUPTURA DESTE NÍVEL ATUAL DO PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO E CONSEQUENTEMENTE UMA PROJEÇÃO DOS MESMOS PARA O PATAMAR SOMENTE ATINGINDO NA CRISE DE 2008, QUANDO VIMOS A COMMODITIE ATINGIR O PATAMAR PRÓXIMO DE U$ 33,00 É GRANDE  E PODE  CERTAMENTE VIRAR REALIDADE EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.

AS RAZÕES ECONÔMICAS ATUAIS PARA SE JUSTIFICAR ESTE MOVIMENTO, TEMOS DE SOBRA, TANTO PELO LADO DA ECONOMIA AMERICANA, COMO PELO CRESCIMENTO DO RESTO DO MUNDO QUE SE ENCONTRA AINDA COM FRACA RECUPERAÇÃO, DEMANDANDO AINDA NO CURTO PRAZO UM VOLUME DE CONSUMO MUITO ABAIXO DO NECESSÁRIO, PARA QUE AJA SUSTENTAÇÃO DOS PREÇOS, ACIMA DO NÍVEL DE U$ 50,00 O BARRIL.

TAMBÉM TEMOS HOJE CORROBORANDO COM ESTE QUADRO ANALÍTICO E ECONÔMICO, PROJETOS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA AO LONGO PLANETA, QUE ESTÃO SÃO IMPLEMENTADOS GRADUALMENTE  PARA TORNAREM OS GRANDES CONSUMIDORES ATUAIS DA COMMODITIE, BEM MENOS DEPENDENTES DAS FLUTUAÇÕES GEO-POLÍTICAS ONDE ESTAS, SE ENCONTRAM JUNTAMENTE DO NÚCLEO DAS MAIORES PRODUÇÕES MUNDIAIS.

segunda-feira, 16 de março de 2015

BRASIL, MOBILIZAÇÃO CONTRA A SOPA DE LETRINHAS !!

O MAPA DAS MANIFESTAÇÕES NESTE DOMINGO(15) MOSTRA BEM QUE NÃO SÓ AS CAPITAIS SE MOBILIZARAM, MAS TAMBÉM COMO ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO INTERIOR NOS PRINCIPAIS ESTADOS BRASILEIROS, REFLETINDO DESTA FORMA O PODER DO CHAMAMENTO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS.

O QUE FICOU CLARO É QUE INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO ECONÔMICA NACIONAL, QUE É CÍCLICA, O BRASILEIRO PARECE ESTAR CANSADO DAS ABERRAÇÕES FEITAS POR UMA CLASSE DESACREDITADA DE POLÍTICOS NACIONAIS OPORTUNISTAS TIRANDO PROVEITO PARA SEUS GRUPOS SEM RESPEITAR O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

O ESTOPIM PODE TER SIDO MESMO A PETROBRAS, MAS O QUE O CIDADÃO NÃO AGUENTA MAIS É A SOPA DE LETRINHAS QUE SE TEM HOJE DOS DIVERSOS PARTIDOS EXISTENTES,, QUE ALÉM  DE NÃO FAZEREM O PAÍS PROGREDIR,  SUGAM O QUE PODEM COM EXIGÊNCIAS DE CARGOS E FAVORECIMENTOS, AUMENTANDO-SE ASSIM,  AINDA MAIS OS CUSTOS DOS PAÍS E FACILITANDO A MULTIPLICAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL.

SÓ RESTOU MESMO AO GOVERNO SE JUSTIFICAR AO VER NA CAUSA  DA INSATISFAÇÃO DESTE MOVIMENTO, COM UM CARÁTER MAIS PESSOAL E DIRETO A PRESIDENTE E AO PARTIDO DE  QUE A MESMA REPRESENTA,  COMO UM DISCURSO DE QUE A MANIFESTAÇÕES SÃO LEGÍTIMAS E DEMOCRÁTICAS.

A SITUAÇÃO ECONÔMICA FOI GERADA NÃO SOMENTE PELA CRISE EXTERNA, COMO MENCIONADA PELO GOVERNO, MAS POR TERMOS IMPLEMENTADO UM TIPO DE ASSISTENCIALISMO ELEITOREIRO E DE FAVORECIMENTOS A PARTIDOS E POLÍTICOS QUE USAM O PODER E INFLUÊNCIAS PARA ENRIQUECEREM AOS CUSTOS  DO POVO, 

quinta-feira, 12 de março de 2015

PARA ONDE CAMINHAM OS MERCADOS ?

O PANORAMA DOS MERCADOS FINANCEIROS A FRENTE PARECE SER NÃO MUITO SUSTENTÁVEL, POIS AS EXPECTATIVAS NÃO MELHORARAM AO PONTO DE SE REVERTER O CENÁRIO ATUAL, ATRAVÉS DE UMA POSSÍVEL VALORIZAÇÃO DOS ATIVOS GLOBAIS NO CURTO PRAZO.

O PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO (CRUDE OIL) COTADO NA NYMEX,  POR EXEMPLO, NÃO TEM PERSPECTIVAS DE VALORIZAÇÃO, PODENDO ATÉ RECUAR NOVAMENTE PARA O SEU ÚLTIMO PISO DE U$ 44,00 DIANTE DA REALIDADE DE MANUTENÇÃO DO FRACO CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS ;

OS MERCADOS ACIONÁRIOS, COMO O DOW  JONES E O IBOVESPA, AMBOS PARECEM ENTRAREM EM PROCESSO DE AJUSTES TANTO PELAS EXPECTATIVAS DE ALTA DOS JUROS AMERICANO E CONSEQUENTEMENTE DA VALORIZAÇÃO DA MOEDA LOCAL, E NO BRASIL, POR CONTA DO  QUADRO DE DESCRÉDITO POLÍTICO E DA CORRUPÇÃO INSTALADA EM ESTATAIS, QUE NÃO OFERECEM ASSIM O INCENTIVO JUSTIFICÁVEL PARA INVESTIMENTOS DE ORIGEM EXTERNA  E DOMÉSTICA NO BRASIL, MOMENTANEAMENTE..

COM ESSE QUADRO,COM UMA TAXA SELIC ALTA POR  UMA INFLAÇÃO ELEVADA ATÉ AO FINAL DE 2015, AJUSTES FISCAIS NECESSÁRIOS,  DÓLAR FORTE DIANTE DO EXPOSTO INTERNACIONAL E A CRISE DOMÉSTICA, NÃO RESTARÁ AOS INVESTIDORES ASSISTIREM O MERCADO ACIONÁRIO RECUAR NOVAMENTE AO SEU ÚLTIMO PISO DE 44.000 PONTOS, PODENDO ESTE, SE ROMPIDO RAPIDAMENTE CONFORME A DETERIORAÇÃO DO AMBIENTE POLÍTICO ECONÔMICO ATUAL, ATRAVÉS DAS ELUCIDAÇÕES NA CPI DA PETROBRÁS.

segunda-feira, 9 de março de 2015

GOVERNO TENTA CONFUNDIR PARA CONTINUAR ILUDIR !

O ATUAL GOVERNO BRASILEIRO FALA QUE A CRISE INTERNACIONAL E AS DIFICULDADES DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DAS GRANDES POTÊNCIAS SÃO EFETIVAMENTE OS RESPONSÁVEIS PELO ESTÁGIO DE ESTAGNAÇÃO EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO COMO POR EXEMPLO, O CASO DO BRASIL, AFRICA DO SUL, ÍNDIA OU RUSSIA.

O MAIS IMPRESSIONANTE É QUE ESSA TEMPESTADE QUE VIVEMOS E O ESTADO DE DESCRÉDITO FOI PROVOCADO PELO MESMO GOVERNO QUE TEVE TODAS AS MESMAS FERRAMENTAS QUE UTILIZOU PARA CONQUISTAR O RESPEITO INTERNACIONAL E O GRAU DE INVESTIMENTO NO PASSADO, 

O QUE SE TEM HOJE COM "PLUS" AGRAVANTE, ALÉM DA FORTE CORRUPÇÃO, É MUITA INCOMPETÊNCIA GERENCIAL ALIADA A VELHA DOSE DE GANÂNCIA PÚBLICA PARTIDÁRIA, SUGANDO COMO SEMPRE AS FUTURAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO NACIONAL.

O ABSURDO GOVERNAMENTAL É ASSOCIAR ESTE MOMENTO DE INDIGNAÇÃO DA SOCIEDADE, FAZENDO RELAÇÃO AO GOLPE MILITAR DE 1964, COM A AÇÃO MOVIDA PELAS REDES SOCIAIS DE PROTESTOS PREVISTOS PARA ESTE MÊS, PREOCUPANDO SOMENTE A ESTE MESMO GOVERNO E AOS VÁRIOS POLÍTICOS OPORTUNISTAS DA SITUAÇÃO,  QUE TENTAM SE ESCONDER DOS FATOS, MESMO DEPOIS DE SEUS SUPOSTOS ENVOLVIMENTOS NO ESCÂNDALO DA PETROBRAS ATRAVÉS DA MENÇÃO DE SEUS NOMES NA LISTA DE ENVOLVIDOS,   

O QUADRO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA É CAÓTICO, GERANDO COM ISSO, INCERTEZAS ECONÔMICAS DO PONTO DE VISTA DE AMPLIAÇÃO OU MESMO CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS E INVESTIMENTOS, AFETANDO ASSIM,  DIRETAMENTE  UMA MELHORA NA EXPECTATIVA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS QUE O PAÍS TANTO NECESSITA.

O REFLEXO DISSO É A ALTA DO DÓLAR, JUROS ASTRONÔMICOS, INFLAÇÃO PERTINENTE E O DESCRÉDITO CONTINUADO COM MAIS REBAIXAMENTOS DAS NOTAS DOS PAÍS DIFICULTANDO  O PAÍS EM ROLAR SUA DÍVIDA EXTERNA.

quinta-feira, 5 de março de 2015

POR TRÁS DA ALTA DO DÓLAR ?

O  QUE ESTÁ POR TRÁS DA ALTA DO DÓLAR RECENTEMENTE PODE SER EXPLICADO FACILMENTE SE FIZERMOS O SIMPLES RACIOCÍNIO DE UM INVESTIDOR GLOBAL, NO QUAL TENTA DIVERSIFICAR SEUS INVESTIMENTOS E PORRIFÓLIOS ATRAVÉS DO MUNDO ATUAL GLOBALIZADO E ALTAMENTE CONECTADO.

ESTE INVESTIDOR MESMO SABENDO QUE NO BRASIL A TAXA DE JUROS NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS SAIU DE 7,25% A.A. PARA ATUAIS 12,25% A.A., OFERECENDO DESTA FORMA A MELHOR RENTABILIDADE E REMUNERAÇÃO  DO PLANETA, NÃO QUEREM MAIS CORRER OS RISCOS DO PAÍS E VOLTAM COM SEUS RECURSOS PARA ALGUM PORTO MAIS SEGURO.

HOJE A ALTA DA MOEDA AMERICANA EM RELAÇÃO AS PRINCIPAIS MOEDAS INTERNACIONAIS, QUE CONTINUAM ACOMPANHANDO O MOVIMENTO GLOBAL COM AS EXPECTATIVAS DE VALORIZAÇÃO DOS TÍTULOS AMERICANOS,  FOI NA ORDEM DE 0,40%, E NO BRASIL, ESTA VALORIZAÇÃO ATINGIU NO FECHAMENTO DO DIA,  1,80%,  SENDO MAIS DE 4 VEZES A VARIAÇÃO MÉDIA DAS DEMAIS.

POR TRÁS DESSA VALORIZAÇÃO TEMOS TAMBÉM O POSSÍVEL REBAIXAMENTO DA NOTA DE CRÉDITO DOS TÍTULOS BRASILEIROS POR MAIS DUAS AGÊNCIAS DE RISCO INTERNACIONAIS, QUE CONSEQUENTEMENTE DIANTE DO QUADRO ECONÔMICO E POLÍTICO VISTO, TENDEM CERTAMENTE A ACOMPANHAREM A PRIMEIRA AGÊNCIA QUE JÁ HAVIA REBAIXADO O RATING BRASILEIRO RECENTEMENTE.

COM ESSA GRANDE E VIÁVEL EXPECTATIVA NEGATIVA, NÃO RESTA AO INVESTIDOR ESTRANGEIRO, TROCAR RAPIDAMENTE SEUS REAIS DESVALORIZADOS POR DÓLARES VALORIZADOS, CORRENDO O RISCO INCLUSIVE DE PERDEREM NESTA CONVERSÃO QUANDO FOR SACRAMENTADA MAIS ESTES DOIS REBAIXAMENTOS E A IMPOSSIBILIDADES DE MANTEREM SEUS INVESTIMENTOS EM UM PAÍS COM RISCO AUMENTADO E DETERIORANDO GRADUALMENTE.

ALGUNS PROFISSIONAIS E ANALISTAS DE MERCADO DIANTE DESTE QUADRO, QUE NÃO É DIFÍCIL DE IMAGINAR,  ESPERAM UMA VALORIZAÇÃO CERTA PARA O DÓLAR DE AINDA NA ORDEM DE 10%  FRENTE AO REAL, QUE POSSIVELMENTE LEVARÁ A MOEDA AMERICANA A VALER,  R$ 3,30 POR U$ 1,00 AMERICANO 

segunda-feira, 2 de março de 2015

VIVEREMOS MESMO UM ATOLEIRO EM 2015 ?

NÃO PRECISAMOS SER ANALISTAS ECONÔMICOS OU MESMO ECONOMISTAS PARA PREVERMOS A RETRAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA ESTE ANO DE 2015,  QUE SEGUNDO OS PRÓPRIOS, JÁ FALAM EM DESACELERAÇÃO DO PIB EM 0,5% PRELIMINARMENTE DIANTE DOS RECENTES FATOS QUE GERARAM A PERDA DA CREDIBILIDADE ENTRE OS EMPRESÁRIOS NACIONAIS E OS TRABALHADORES, .

DENTRE OS FATOS MAIS CONCRETOS PARA IMAGINARMOS UM PIB FRACO, TEMOS A FALTA DE ÁGUA, QUE GEROU A MAIOR CRISE HÍDRICA DA HISTÓRIA DO PAÍS, E CHEGOU SER ATRIBUÍDA COMO CULPA, AO SANTO "SÃO PEDRO" E NÃO A FALTA DE UM PLANEJAMENTO.MÍNIMO COM AÇÕES CONJUNTAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANTEVISTAS, PARA REDUZIRMOS O CONSUMO GRADUALMENTE E O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS ATUAIS.

A REBOQUE DA FALTA DE AGUÁ, QUE COLOCA O PAÍS EM ALERTA PARA UM POSSÍVEL RACIONAMENTO EM ALGUMAS REGIÕES, TEMOS A IMPOSSIBILIDADE DE PODERMOS CRESCER CONTINUAMENTE, POIS PARA TANTO, NECESSITARÍAMOS DE MAIS ENERGIA A UM CUSTO VIÁVEL, SENDO QUE ESTAS, SÃO GERADAS PELAS BACIAS HÍDRICAS E QUE AS MESMAS SE ENCONTRAM  LITERALMENTE VAZIAS..

JÁ O CONSUMIDOR QUE PAGARÁ A CONTA POR UM FORNECIMENTO MAIS CARO DESTE CONSUMO ALTERNATIVO, QUASE 70%, SENTIRÁ TANTO NO BOLSO REDUZINDO SEU ORÇAMENTO MENSAL, BEM COMO UMA MENOR OFERTA DE EMPREGOS, EXCLUSIVAMENTE PELO TRAVAMENTO ECONÔMICO QUE ESTAREMOS.

POR ESTES SIMPLES MOTIVOS, QUE SÃO PARTES INTEGRANTE E IMPORTÂNTES DO MOTOR PRODUTIVO NACIONAL, É QUE VIMOS RECENTEMENTE MANCHETES INTERNACIONAIS INDICAREM QUE O BRASIL SE ENCONTRA  EM ESTÁGIO E   QUADRO DE ATOLEIRO GERAL.