PARA TUDO NA VIDA HÁ UMA EVOLUÇÃO E DESSA FORMA TAMBÉM NÃO SERIA DIFERENTE PARA AS ANÁLISES ECONÔMICAS AO LONGO DOS TEMPOS, POIS OS MESMOS ACONTECIMENTOS REGISTRADOS A MUITAS DÉCADAS TEM NOS TEMPOS MODERNOS E GLOBALIZADOS, INTERPRETAÇÕES BEM DIFERENTES COM REAÇÕES EQUIDISTANTES DE UM PASSADO NÃO MUITO TÃO DISTANTE ASSIM.
ESTOU FALANDO DOS TRADICIONAIS DADOS ECONÔMICOS QUE SEMPRE NORTEARAM AS ANÁLISES E RELATÓRIOS DOS DIVERSOS PROFISSIONAIS QUE DISPENSAM TEMPO E ESFORÇOS EM AVALIAR ESTES DADOS, PROJETANDO-OS E FAZENDO MUITA VEZES INDICAÇÕES PARA SEUS CLIENTES TOMAREM SUAS DECISÕES ESTRATÉGICAS DE ALOCAÇÃO DE INVESTIMENTOS.
LEMBRANDO ALGUMAS DESSAS EVOLUÇÕES AO LONGO DOS TEMPOS, PODEMOS CITAR POR EXEMPLO A AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA POR OUTRA QUALQUER, QUE ACARRETAVA EM UMA FORTE VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES DA EMPRESA COMPRADORA DEVIDO AO PROVÁVEL CRESCIMENTO PRODUTIVO QUE ESTA GERARIA E HOJE, VEMOS EXATAMENTE NA MAIORIA DAS VEZES ACONTECER O OPOSTO, POIS TODOS QUEREM DIVIDENDOS IMEDIATOS COM UM CAIXA SEMPRE FORTE, INDICANDO UM COMPORTAMENTO INSENSATO A QUALQUER ANÁLISE DE LONGO PRAZO.
RECENTEMENTE UM FATO SEMELHANTE ACONTECE NO MERCADO ACIONÁRIO AMERICANO, QUE VINHA REGISTRANDO BOA RECUPERAÇÃO, COM A EXPECTATIVA DE MELHORA DA ECONOMIA LOCAL E QUANDO EFETIVAMENTE REGISTROU UM P.I.B. POSITIVO E ACIMA DAS EXPECTATIVAS, DANDO MARGEM A UMA MELHORA DA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS, O INVERSO ACONTECE, PRESENCIAMOS A DESVALORIZAÇÃO QUE TOMA CONTA DOS MERCADOS DERRUBANDO O PREÇO DAS AÇÕES, DEVIDO A POSSÍVEL ALTA DOS JUROS.
EM TEMPOS MODERNOS, NÃO BASTA ENTENDERMOS A LÓGICA DA ECONOMIA OU DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS MUNDO A FORA, É NECESSÁRIO MESMO ESTARMOS AZEITADOS COM OS PENSAMENTOS MUTANTES DOS ECONOMISTAS E ANALISTAS PARA QUE NÃO FIQUEMOS INTERPRETANDO UMA LÓGICA ATRASADA OU MESMO FORA DE ÉPOCA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário