Com a atual queda do preço do Petróleo (Oil Crude) muito se fala na qual será a nova vocação do Brasil para voltar a ser um grande Players no mercado internacional, já que o ciclo de infraestrutura impulsionado pela China parece ter chegado ao fim, com a forte demanda por commodities.
Para sustentar esta afirmação, temos um crescimento esperado para o gigante asiático abaixo dos 7% ao ano para a próxima década, e este parece começar a direcionar uma mudança de rota com seu crescimento voltado para o mercado interno, consumo de sua população, com mais ênfase para o setor de serviços, que sempre emprega boa parte da população.
Com um planeta pensando em novas fontes de energias renováveis. como sustentabilidade das gerações futuras, temos agora de nos reinventarmos até um novo ciclo de crescimento de infraestrutura surja, já que somente o próximo se dará, quando o planeta olhar para o que sobrou de atraso global, a Africa.
Outro fator que sustenta o fim do atual ciclo de infra estrutura agressiva é a quantidade de cidades fantasmas que foram construídas na China a espera de um crescimento global que não veio ou seja, se prepararam para crescer e não houve o crescimento mundial correspondente para alocar pessoas e atividades econômicas nestas cidades construídas, muitas no meio do nada.
Se não tivermos governantes que pensem em um novo caminho a ser seguido para o país diante da nova realidade global, seremos apenas uma potência que nunca aconteceu e ficaremos cada vez mais no atraso, permanecendo no mesmo grupo de países em desenvolvimento, onde esta condição nunca mudou por força, vontade e falta de planejamento dos comandantes sem visão de projetos longo prazo para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário