quarta-feira, 24 de julho de 2013

QUAL O VERDADEIRO MOMENTO DO DOW JONES ?

O CRITÉRIO DE INCLUSÃO DE AÇÕES EM UM ÍNDICE PODE VARIAR SIGNIFICATIVAMENTE ENTRE UM ÍNDICE PARA O OUTRO, ATRAVÉS DA REPRESENTATIVIDADE E ABRANGÊNCIA, ALÉM DO CRITÉRIO DE LIQUIDEZ DE CADA MERCADO.

A AVALIAÇÃO DA LIQUIDEZ DE UMA AÇÃO É O PRINCIPAL FATOR DETERMINANTE PARA O PESO DA MESMA NA COMPOSIÇÃO DE UM DETERMINADO ÍNDICE ACIONÁRIO E  ASSIM, APÓS ALGUMAS CRISES TEMOS A PERDA DE LIQUIDEZ POR DIVERSOS FATORES DE EMPRESAS QUE ACABAM CEDENDO SEU LUGAR PARA OUTRAS MAIS LÍQUIDAS E NEGOCIADAS.

A DÚVIDA QUE FICA É SE O ÍNDICE DOW JONES, COM SUA COMPOSIÇÃO EM 2008 PERÍODO ANTERIOR AO EPICENTRO DA CRISE, ESTARIA  REALMENTE HOJE NO PATAMAR HISTÓRICO QUE SE ENCONTRA, DIANTE DE UMA ECONOMIA LOCAL MUITO MAIS FRACA E DE RITMO LENTO PARA UMA VERDADEIRA REAÇÃO ?

ACREDITAMOS QUE A SITUAÇÃO SERIA MUITO DIFERENTE, POIS O PATAMAR ATUAL APÓS NOVA COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE DOW DO INÍCIO DA CRISE PARA CÁ NÃO DEMONSTRA A REALIDADE ATUAL  DO TAMANHO DAS PERDAS FINANCEIRAS DOS INVESTIDORES AO LONGO DESTA CRISE.

AS PERDAS  FORAM TÃO GRANDES QUE MESMO O ÍNDICE DOW JONES ESTANDO EM PATAMAR SUPERIOR A 2008, NÃO TROUXE DE VOLTA OS VALORES FINANCEIROS PERDIDOS PELOS INVESTIDORES, NOS REMETENDO DESTA FORMA A INDAGAR QUE TIPO DE RECUPERAÇÃO FOI ESTÁ EM QUE OS INVESTIDORES DE AÇÕES NÃO SENTIRAM SEUS EFEITOS EM SEUS PORTFÓLIOS  ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário